O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, voltou a afirmar que é por meio parceria público-privada (PPP) que as obras de expansão do trem se tornarão realidade. Borille concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira (15) à Rádio ABC falando sobre a reportagem do Jornal NH. A matéria apresenta os estudos da empresa pública para ampliar as linhas na região metropolitana de Porto Alegre e também de Novo Hamburgo a Sapiranga.
Para o Vale dos Sinos, a proposta é utilizar Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma espécie de bonde modernizado. “Não devemos deixar o sonho morrer”, defende Borille, lembrando que projeto de expansão iniciou em 1990.
A ViaQuatro já investiu US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens e tem previsto o investimento em 30 anos de mais de 2 bilhões de dólares. A cada dia útil, são transportados 800 mil passageiros. A meta é chegar a 1 milhão quando todas as 11 estações estiverem em funcionamento, ligando a região da Luz, no Centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
Borille disse que quando assumiu a empresa, em 2016, as três principais queixas dos usuários eram a fila das bilheterias, as escadas rolantes estragadas e a falta de ar-condicionado nos trens. De acordo com ele, os 15 trens novos, com climatização, estão em funcionamento e a Trensurb está cadastrada junto ao governo federal com projeto para poder modernizar os trens antigos. Já as escadas voltaram a funcionar no ano passado.
O diretor-presidente informou que entre agosto e setembro a subestação Sapucaia, que também passou por reformas, deverá a voltar o serviço de trens acoplados nos horários de pico. “A nossa meta é melhorar o serviço para os usuários”, declarou.