Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Religião

Santuário do Sagrado Coração de Jesus terá novo reitor a partir do dia 28

Padre Raimundo Resende vem do Nordeste do País

Por JULIANE KERSCHNER
Publicado em: 15.07.2019 às 19:26 Última atualização: 16.07.2019 às 07:59

Foto por: Diego da Rosa/GES
Descrição da foto: NOVO REITOR: aos 57 anos, padre Raimundo vai assumir o Santuário do Sagrado Coração de Jesus
A história do Santuário do Sagrado Coração de Jesus ganhará novas páginas a partir do dia 28 de julho, quando um novo reitor tomará posse. Com uma bagagem cultural diferente e uma certa dose de jovialidade, o padre Raimundo Nonato Resende, 57 anos, promete novidades, porém com muito respeito a cultura local e determinação para colaborar com o processo de beatificação de Padre Reus.

Para celebrar a posse do novo reitor, o horário da missa da manhã, que costuma ser às 9h30, será alterado para as 9 horas no dia 28 de julho e contará com a presença do bispo da Diocese de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel. "É uma missa normal, com alguns pequenos acréscimos. Alguém da minha família narrará a minha história e o bispo me entregará as chaves do sacrário e da Igreja, mostrando assim, que agora terei o trabalho de zelar pela comunidade e pelo Santuário", explica o padre Raimundo.

Missão

O novo reitor, padre Raimundo Nonato Resende, é natural do Piauí e nasceu em uma cidadezinha chamada Alto Longá, porém, dos dois anos de idade até os 20 anos residiu em Teresina. Aos 19 anos foi para o seminário. Desde sua formação como padre Jesuíta, o reitor percorreu diversos estados nordestinos, onde atuou como pároco e como reitor de santuários.

"Eu vim uma vez para o Sul, no final dos anos 80, quando participei de um curso de formação para o trabalho com juventude. Nunca morei na região e nunca passou pela minha cabeça que minha nova missão seria aqui. Mas já conhecia a fama de Padre Reus e a devoção em torno de sua imagem e do Santuário", conta o novo reitor.

 

Viagem adiada por causa do frio intenso

Em março, o padre Raimundo Nonato Resende visitou pela primeira vez o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde conheceu o local, conversou com os padres e levou diversos livros para ler até sua vinda em definitivo. "Minha primeira preocupação foi tentar entender a cultura daqui, que é diferente da minha. Ver a devoção, que é muito tocante e ver como me inserir, me adaptando a cultura da cidade e não impondo a minha. Para isso, li livros sobre o Padre Reus, sobre a história dos jesuítas no Sul e sobre a imigração alemã no Município", detalha.

Mas a segunda preocupação do novo reitor foi algo com o qual os leopoldenses já estão muito bem adaptados desde o nascimento, o frio intenso do Sul do Brasil. "Antes da minha vinda em definitivo fui acompanhando nos aplicativos climatológicos a temperatura que estaria na minha chegada. Eu ia vir no dia 1.º de julho e soube que seria a semana mais fria do ano. Corri para o aeroporto e troquei a passagem para o dia 10", conta entre risos o novo reitor.

 

"Vim para somar"

O novo reitor comemora a acolhida calorosa por padres e bispo e ressalta a alegria em vivenciar um novo desafio. "Gosto de desafio, isso desperta os meus talentos. Nunca trabalhei em um Santuário tão grande e com uma devoção nesse nível. Relacionando com o nordeste, Padre Reus é aqui para o Sul, o que Padre Cícero é para lá. Isso não me traz vaidade e sim vontade de estudar e propor novidades, mas com prudência, vim para somar e não para ferir a devoção do povo", fala o padre.

Em Salvador, onde atuou por oito anos, padre Raimundo Nonato, colecionou histórias. "A Ivete Sangalo frequentava lá e até batizei o filho dela. É uma cultura muito diferente da cultura do Sul, minha natureza faz com que eu veja algo cultural e utilize para chamar mais fiéis, lá criei uma missa mensal, misturando o sincretismo do candomblé com o catolicismo e era um sucesso. Alegre e concorrida. Aqui estudarei mais ainda a cultura, para trazer os fiéis para mais perto do cristianismo e do amor a Jesus, respeitando sua devoção", conta o reitor.

Convite feito há um ano

Segundo o padre Raimundo Nonato Resende, é uma prática jesuíta que a cada seis anos se mude a missão dos padres e por isso na conversa anual com o Provincial, surgiu o convite de ser reitor no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. "Já estava há cinco anos em Fortaleza, como pároco na Igreja do Cristo Rei e o padre Guido já estava há sete anos como reitor aqui, então foi solicitado a minha mudança. Esse convite foi em julho de 2018 e desde então, vim me preparando para o novo cargo e o novo padre na Igreja em Fortaleza", conta o padre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.