Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região De volta à vida

Guarda Municipal salva bebê sufocado em Gravataí

Criança foi levada já sem reação a posto dos servidores no condomínio, mas já voltou para casa

Publicado em: 18.07.2019 às 07:34 Última atualização: 18.07.2019 às 12:09

Foto por: Arquivo/GES
Descrição da foto: TUDO MONITORADO: Trabalho no Breno Garcia garantiu o salvamento de uma criança
Manobra de Heimlich: guarde bem este nome. Graças a este procedimento – que exige muita calma e atenção de quem o realiza –, uma criança, de apenas dois anos e meio, foi salva por servidores da Guarda Municipal de Gravataí. O fato aconteceu na noite desta terça-feira (16), no Loteamento Breno Jardim Garcia.

A criança estava no colo da mãe, mas já chegou sem pulsação, desfalecida e com a pele arroxeada, segundo os agentes, quando os pais procuraram a base da Guarda Municipal no Condomínio.

Prontamente, o oficial Jair Nunes Xavier pegou a criança nos braços. Ela já não esboçava qualquer tipo de reação. Por isso, com muita calma e precisão, começou a realizar a manobra de Heimlich na criança.

A técnica é usada para induzir uma tosse artificial, um movimento que expulsa qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias da vítima. Mas o agente precisou de bastante calma para realizar o procedimento de forma eficaz: agora, a vida de uma criança, literalmente, estava em suas mãos.

A Guarda Municipal de Gravataí recebe formação para agirem em casos de emergência. Por isso, Heimlich aplicada com precisão e eficácia restabeleceu a respiração da criança. Mesmo acordada, foi levada ao Hospital Dom João Becker para ser medicada e ser observada pelos médicos. Lá, já acompanhada dos pais, a criança passou por diversos exames até ser liberada na tarde desta quarta-feira (17).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.