Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Orquestra

Ospa se apresenta no Santuário nesta sexta-feira

Concerto será gratuito e será regido por Arthur Barbosa

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 17.07.2019 às 22:53 Última atualização: 18.07.2019 às 14:57

Sob a regência do maestro Arthur Barbosa e solos da soprano Rosimari Oliveira, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta amanhã, às 20 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está o túmulo de Padre Reus, em São Leopoldo. A entrada é franca. A realização é do Sesc e o espetáculo integra a Série Interior da orquestra e faz parte também da programação oficial da São Leopoldo Fest. E o melhor: o repertório contempla uma grande variedade de compositores da música de erudita, incluindo, por exemplo ária da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioacomo Rossini (1792-1868), popularmente reconhecida pela letra de Fígaro.

Foto por: Mariana Moraes/Ospa/Divulgação
Descrição da foto: MÚSICA: espetáculo está previsto para amanhã, às 20 horas, com entrada franca

O programa conta ainda com a ária Qual Fiamme Avea Nel Guardo, de Ruggero Leoncavallo (1857-1919), da Ópera Pagliacci; As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), uma das obras-primas da época, que enfrentou resistência pelo caráter revolucionário e crítico da composição. Momento muito especial também por conta de O Mio Babbino Caro, de Giacomo Puccini (1858-1924), inspirada em fragmentos de A Divina Comédia, de Dante Alighieri; e feita com perfeição para sopranos. Aliás, criação imortalizada por Maria Callas. Recentemente outro fenômeno da ópera, a jovem Amira Willighagen, também impressionou o mundo com a obra de Puccini.

Cronograma

Para completar, a Ospa executa uma criação de Camargo Guarnieri (1907-1993), aliado do literato Mário Andrade, rememorado com Danças Brasileiras. No cronograma ainda La Cumparsita, do uruguaio Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948), com arranjos de Arthur Barbosa; e duas composições de Johann Strauss II.

 

O maestro e a solista

Destaque também na regência do concerto. Arthur Barbosa é regente da Ospa Jovem, diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e violinista da Ospa. E todos os solos serão interpretados por Rosimari Oliveira, renomada soprano que tem atuado pelas principais orquestras do Estado, carregando na voz passagens por todo o País.

SERVIÇO

O quê: Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

Temporada: Série Interior 2019

Quando: amanhã, dia 19 de julho

Horário: 20 horas

Onde: Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Rua Luetgen, 78, bairro Padre Reus, em São Leopoldo.

Acesso: entrada franca

Realização: Sesc

Patrocínio: Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)

Fonte: Sesc São Leopoldo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.