Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Polícia

Ladrões levam torneiras de bebedouro reformado há uma semana em escola no Santo Afonso

Bandidos também arrebentaram um dos portões internos da Emef

Publicado em: 19.07.2019 às 11:57 Última atualização: 19.07.2019 às 19:34

Foto por: Arquivo pessoal
Descrição da foto: Torneiras instaladas há uma semana foram furtadas na escola Harry Roth
As escolas municipais da região são seguidamente alvo dos ladrões. O ataque mais recente aconteceu entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Harry Roth, no bairro Santo Afonso. Os bandidos entraram na Emef e arrancaram as quatro torneiras de ferro de um bebedouro que havia sido reformado há apenas uma semana. 

A diretora da escola, Carla Andréa Algayer Soares, conta que os sensores de presença dispararam assim que os criminosos tentaram acessar outra área do prédio. Segundo ela, a empresa de alarme desligou o registro de água e, pela manhã, foram compradas torneiras de plástico para substituir as furtadas. Além de levarem os objetos, um portão foi arrebentado pelos bandidos.

Carla lamenta ter que gastar, muitas vezes, mais em medidas contra os ladrões do que em outras necessidades do colégio. "Temos que investir em segurança em vez da parte pedagógica e estrutural". Ela afirma que, além das doações que a escola recebe, como grades para janelas e portas, tem gastos que passam dos R$ 2 mil reais ao ano com segurança.

Alguns dos últimos investimentos foram em cintos de segurança (estrutura de ferro que prende o equipamento à parede) para os motores dos condicionadores de ar, que foram alvo dos criminosos no ano passado, e para os bebedouros.

Carla ainda desabafa: "se tivesse esse cinto de segurança para as torneiras, a gente colocaria". 

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Novo Hamburgo se manifestou por meio de nota, assinada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Confira a seguir:

“A Secretaria Municipal de Segurança pontua que a Guarda Municipal (GM) realiza rondas em estabelecimentos de ensino e o monitoramento por alarmes e câmeras de segurança, o que vem reduzindo gradativamente o número de ocorrências desta natureza. Qualquer movimentação suspeita nos arredores das escolas a população pode acionar a GM pelos telefones 153 ou 3524-8737 ou 3524-8738.”

A reportagem do Jornal NH aguarda posicionamento da Prefeitura sobre a segurança nas escolas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.