Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região No Centro

Atendimento de vereador em UPA gera confusão em Novo Hamburgo

Ao ser contatado pelo Jornal NH, o parlamentar disse que sempre frequenta a saúde pública e nunca tinha enfrentado um problema como esse

Publicado em: 21.07.2019 às 19:32 Última atualização: 22.07.2019 às 06:46

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a ida do vereador hamburguense Enio Brizola a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Centro, na manhã deste domingo (21) causou uma certa confusão. Brizola foi questionado por algumas pessoas que aguardavam na sala de espera sobre o motivo pelo qual ele foi procurar atendimento no local. O vídeo mostra, ainda, que as pessoas estavam bastante exaltadas. 

Ao ser contatado pelo Jornal NH, o vereador, que se diz um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), explicou que procurou atendimento na UPA por volta das 10h30 da manhã porque estava com fortes dores na coluna cervical. "Quando cheguei, fui na recepção, entreguei meus documentos, fizeram o protocolo de atendimento e fui classificado com a cor azul. Fiquei juntamente com os demais esperando para ser chamado. Depois fui atendido e liberado. Quando passei, novamente, na recepção me acusaram de furar a fila", conta o vereador, ao frisar que sempre frequenta a saúde pública e nunca tinha enfrentado um problema como esse.

Brizola fala que chegou em casa depois das 13 horas, após ser medicado e tomar duas injeções. "Na segunda-feira vou formalizar na sessão um pedido de informação junto a UPA Centro para que eles se manifestem para dizer se teve alguma irregularidade no meu atendimento. Entendo que ninguém tem que ter atendimento diferenciado por estar em um cargo público. Sou um cidadão e tenho direito de ser atendido na UPA."

Procurada pela reportagem, a assessoria da UPA Centro informou que os atendimentos na UPA Centro são realizados em três consultórios, sendo o paciente encaminhado para as filas de cada consultório após triagem, quando os pacientes são classificados em diferentes níveis de urgência. A velocidade de atendimento está relacionada à duração das consultas na fila de cada consultório, podendo levar a pacientes de classificação mais baixa serem atendidos antes de pacientes de classificação mais elevada que estejam designados a outros consultórios. A assessoria também informou que todos os pacientes estavam dentro do tempo de espera, nenhum deles acima do protocolo de horas para atendimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.