Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Entrega em agosto

Revitalização do Centro de Novo Hamburgo conta com novidades e resgate da tradição

Obras estão em fase final depois de mais de 430 dias

Publicado em: 24.07.2019 às 05:00 Última atualização: 24.07.2019 às 17:01

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Pedra rosa: Avenida Pedro Adams Filho está recebendo trecho em pedra rosa
Iniciadas no dia 14 de maio do ano passado, as obras de revitalização do Centro de Novo Hamburgo já se estendem por mais de 430 dias. Havia uma previsão de entrega para abril deste ano, mas o período de fortes chuvas, a greve dos caminhoneiros que dificultou a chegada de insumos e as festas de final de ano provocaram alteração neste prognóstico. A atual estimativa da Prefeitura é que a entrega ocorra em agosto.

Entre as novidades visíveis ao público já estão o chimarródromo, piso tátil, lixeiras melhores e ombrelones no Calçadão. Já para saudosos, estão de volta o chafariz e o paralelepípedo rosa, por exemplo. Ainda fazem parte do processo de revitalização as novas redes que foram instaladas nas Ruas Cinco de Abril, Cidade de Atlântida e Largo Povo de Canelones, nas Avenidas Primeiro de Março e Pedro Adams Filho, no quadrante determinado pelo projeto inicial.

Banheiros

No entanto, já há alguns problemas. No final da última semana, o banheiro masculino das bancas foi vandalizado e está interditado. Conforme a Prefeitura, o local é de responsabilidade dos permissionários, que mantêm um vigilante. No entanto, mesmo assim, houve a ação dos vândalos.

"Estamos movimentando uma equipe de limpeza para a abertura dos banheiros públicos da praça até sexta-feira", garante o secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira. Os banheiros das bancas vêm sendo usados por frequentadores da praça e clientes, mediante a liberação dos comerciantes. Ferreira garante ter ido ao local e conversado com permissionários que já realizam os reparos.

Piso tátil

Foto por: Juarez Machado / GES
Descrição da foto: Piso tátil está sendo instalado nas calçadas do Centro

O piso tátil é fundamental para garantir o acesso a todos os cidadãos aos passeios públicos. Feitos de forma padronizada e universal, o recurso permite a melhor orientação às pessoas que têm alguma deficiência visual. Tudo em nome de sua autonomia e segurança.

Essa orientação se dá por meio do contato da bengala com os dois padrões de pisos táteis existentes, que têm as funções de alertar (formas circulares) sobre obstáculos, como desníveis ou rampas, e direcionar (formas feitas de linhas contínuas) para que o pedestre com limitações visuais seja conduzido por determinado trajeto.

Resgate com pedras rosas na Pedro Adams Filho

Foto por: Juarez Machado / GES
Descrição da foto: Travessia em pedra rosa vai unir o Calçadão Osvaldo Cruz e a Praça do Imigrante
A Avenida Pedro Adams Filho está recebendo o trecho da elevada em pedra rosa que vai fazer a travessia entre o Calçadão Osvaldo Cruz e a Praça do Imigrante. Isso vai preservar a característica histórica do local e garantir a acessibilidade para cadeirantes.

Praça volta a contar com chafariz

Foto por: Juarez Machado / GES
Descrição da foto: Praça do Imigrante voltou a contar com chafariz
O antigo chafariz foi trocado por um novo, com 16 saídas de água, organizadas em quatro fileiras, há uma sequência iluminada nas cores verde, vermelho, roxo, azul e branco. O chafariz é chamado de interativo porque tem a opção de desligamento, o que permite utilizar aquele espaço da praça para outras atividades. Embaixo do chafariz foi instalada uma piscina, que armazena a água utilizada nos jatos. Assim, não há desperdício e também não é utilizada água do abastecimento.

Lixeiras

Foto por: Juarez Machado / GES-Especial
Descrição da foto: Além das novas lixeiras, também foram instalados bicicletários.
As novas lixeiras possuem sistema de cobertura, evitando que as chuvas encham os recipientes de água, misturando-se com o lixo. Elas estão instaladas no Calçadão e na Praça. Também foram instalados bicicletários.

Final da obra em agosto

O secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, mantém a previsão de conclusão da obra até o final do mês que vem. No entanto, o titular da Pasta ressalta que o clima pode ser um dificultador. "Temos o problema da instabilidade. Quando o tempo fecha, como hoje (ontem), somos obrigados a parar. No entanto, mantemos a previsão de entrega da obra até o final de agosto", ressalta.

Saiba mais

O projeto da revitalização do Centro está sendo executado por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O contrato com o BID é estimado em R$ 24 milhões e tem prazo final de validade até outubro deste ano. A responsabilidade pelas obras é do consórcio Encopav Engenharias e Coesul Construtora Extremo Sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.