Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Abaixo-assinado

Após graves acidentes, Vale do Paranhana se mobiliza para pedir duplicação da RS-115

Documento tem mais de oito mil adesões

Publicado em: 24.07.2019 às 16:22 Última atualização: 24.07.2019 às 17:33

Foto por: Divulgação / Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha
Descrição da foto: RS-115, em Igrejinha
Conhecida por ser a rota de milhares motoristas que transitam entre o Vale do Paranhana e a Serra Gaúcha, a RS-115 tem se tornado um perigo constante. Os frequentes acidentes, que resultam muitas vezes em tragédias - como a do último dia 5, que vitimou Matheus Müller Cielo e Kamila Alencar Kellermann, ambos de 23 anos - mobilizaram a comunidade de Igrejinha a fim de buscar melhorias. Logo após a criação de um abaixo-assinado pedindo a duplicação da rodovia, foram mais de 2 mil assinaturas em menos de 24 horas.

Por meio de empresários do Polo Industrial e funcionários das 21 empresas, ali instaladas, surgiu a ideia do abaixo-assinado, que hoje, reúne mais de 8 mil adesões. A ação conta com o apoio do vereador Guto Scherer, que explica o projeto. "Há algum tempo já trabalhamos com a ideia da duplicação, especialmente no trecho do quilômetro 5, próximo ao limite entre Taquara e Igrejinha, onde os acidentes são mais corriqueiros. Com isso, o projeto, que tinha previsão para ser entregue em maio deste ano, previa duas etapas de obras: a primeira que se iniciaria no Arroio Müller, ainda em Taquara e se estenderia até a entrada do Polo Industrial. E a segunda, que finalizaria o trecho até o bairro XV de Novembro. Porém, mesmo após as tratativas ao longo de todo o ano de 2018 junto à gestão anterior do governo estadual, o processo foi arquivado. Já tínhamos, inclusive, uma empresa vencedora da licitação", comentou o vereador.

"Esta demanda precisa ser tratada como prioridade, pois onde hoje, existe um shopping a céu aberto, é um trecho com alto fluxo de veículos e pessoas. Especialmente aos finais de semana, quando público visitante, estimado, ultrapassa 2 mil pessoas. Portanto, existe um risco muito grande com a segurança de todas essas pessoas mais pessoas", salientou o parlamentar.

Ainda conforme Scherer, a Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul disse que nenhuma decisão será tomada até que o Estado defina sobre a gestão da EGR sobre as rodovias gaúchas. 

Comitiva esteve na EGR

Uma comitiva esteve na sede da EGR em Porto Alegre na última segunda-feira (22), tratando sobre o assunto. A pauta desta reunião foi o pedido por melhorias na RS-115. O encontro ocorreu no gabinete do deputado estadual Gabriel Souza e contou com a presença do deputado federal Alceu Moreira. O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da EGR, Urbano Schimitt, e pelo diretor técnico Milton Cype.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.