Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Trânsito

Desvio na BR-116 completa uma semana, mas obra segue sem data para início

A previsão era iniciar a obra na última quinta-feira (25), mas a instabilidade acabou adiando a operação

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 29.07.2019 às 14:27 Última atualização: 29.07.2019 às 16:48

Foto por: Alecs Dall´Olmo / GES Especial
Descrição da foto: Sinalização: trecho fica no sentido interior-capital, logo depois da ponte sobre o Sinos
O desvio do trecho de São Leopoldo da uma semana de instalação. O local conta com forte sinalização de alerta para um trabalho que será executado a partir de uma parceria entre o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), através de sua unidade local de São Leopoldo. Conforme o Dnit, em comunicado na manhã desta segunda, o desvio foi necessário para garantir a segurança aos usuários, porém os serviços de perfuração do somente iniciarão, com apoio do Semae, quando as condições climáticas permitirem.

A previsão era iniciar a obra na última quinta-feira (25), mas a instabilidade acabou adiando a operação. Para completar, há previsão de mais instabilidade nos próximos dias, especialmente nesta terça-feira (30). O maquinário que será utilizado para abrir o asfalto estava no bairro São Miguel na última quinta-feira. Nesta segunda, as máquinas não estavam mais no local, indicando que a ordem é aguardar. Mas, conforme o Dnit e o próprio Semae, o desvio segue valendo e é fundamental para a segurança de quem circula pelo trecho, evitando assim pressão no asfalto.

Sobre o local está a passarela que liga o Centro até o bairro São Miguel. Logo abaixo da passarela é possível visualizar um remendo grande no asfalto. Nesse local, em setembro do ano passado, um buraco se abriu, evidenciando um problema de erosão. Na época, o Dnit fez a recuperação do ponto. Agora, em uma ação conjunta com o Semae, o objetivo é fazer uma análise maior sobre o que está provocando a erosão e como resolver o problema. O Dnit enfatiza que a obra é considerada emergencial.

Avaliação no local

Com a intervenção no local, km 247,1, será possível avaliar de maneira precisa o que está provocando a erosão. Segundo dados do Semae, no local passa uma rede coletora de esgoto cloacal do Centro de São Leopoldo, mas que inicialmente estaria funcionando sem problemas, sem sinais de obstrução. O diretor de manutenção do Semae, Everson Gardel, explica que com somente abrindo e fazendo uma avaliação para localizar o problema e fazer a recuperação adequada.

Manutenção na região

O Dnit também informa que outros pontos da BR-116 na região passarão por manutenção e conservação até sexta-feira (2). Além dos preparativos para a obra emergencial no km 247,1; há trabalhos previstos para o km 260 ao km 263, em Canoas, com serviços de fresagem e recomposição do pavimento da pista principal da rodovia, no sentido interior-capital e capital-interior; no km 254 ao km 255, em Sapucaia do Sul, com serviços micro revestimento nas alças de acesso a BR 448, no sentido interior-capital e capital-interior; e km 001 ao Km 003, em Porto Alegre, com capina, limpeza de sarjetas e remoção de terra para desobstrução de drenagem, no sentido interior-capital e capital-interior. Melhorias também do km 251 ao km 256, entre Sapucaia do Sul e Esteio, com pintura de New Jersey, no sentido interior-capital e capital-interior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.