Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança

Em um ano, Balada Segura flagrou mais de 500 infrações de trânsito em Sapucaia

No período, foram realizadas 53 operações e abordados mais de 2,8 mil veículos

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 30.07.2019 às 07:32 Última atualização: 30.07.2019 às 07:32

Foto por: Arquivo
Descrição da foto: O convênio da prefeitura de Sapucaia do Sul com o Detran/RS para viabilizar as ações de Balada Segura na cidade foi assinado em outubro de 2017
Por mês, 47 motoristas foram flagrados cometendo algum tipo de infração de trânsito nas ruas de Sapucaia do Sul no último ano. Isso é o que revela o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito sobre os primeiros 12 meses de implementação da Operação Balada Segura na cidade. De 7 de julho de 2018 a 26 de junho de 2019 foram feitas 53 operações no município, sendo computados flagrantes de 569 infrações. O levantamento mostra ainda que, no período, foram abordados 2.858 veículos, tendo sido 325 condutores autuados por alcoolemia. Destes, apenas três foram enquadrados por crime de trânsito, por apresentarem nível acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido durante o teste do bafômetro.

“Dentre as infrações também estão casos de motoristas flagrados dirigindo sem cinto de segurança ou sem a CNH ou ainda com o documento vencido”, exemplifica o titular da Secretaria de Segurança e Trânsito, Arno Leonhardt. Conforme ele, além dos três casos de embriaguez ao volante computados nas abordagens, outros três também acabaram em registro na Delegacia de Polícia, com a recuperação de veículos em situação de furto, roubo ou que apresentaram placas clonadas. O convênio da prefeitura de Sapucaia do Sul com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) para viabilizar as ações de Balada Segura na cidade foi assinado em outubro de 2017. O município foi o último da região a contar com o programa.

Para Leonhardt, a avaliação do primeiro ano das ações é positiva, mas demostra que a prevenção e a educação no trânsito ainda precisam avançar entre os sapucaienses. “A operação Balada Segura em Sapucaia do Sul chama atenção para o alto percentual de condutores que são flagrados dirigindo sob efeito de álcool, mais de 10% dos abordados, o que comprova que na cidade ainda é preciso avançar na mudança desta cultura envolvendo álcool e direção o que indica que ainda há grandes desafios pela frente”, pontua.

“Outro aspecto importante é que a operação se caracteriza pela parceria e integração entre os órgãos de segurança, o que permite um trabalho conjunto para evitar acidentes e preservar vidas. Em um ano de Balada Segura, para além dos indicadores que são medidos por números, temos a convicção de que muitos acidentes foram evitados e algumas vidas foram salvas”, avalia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.