Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Documentário

Filme de Padre Reus será exibido dia 14 em sessão gratuita na Unisinos

Documentário Reus: Por uma Graça Alcançada terá sessão no Anfiteatro Padre Werner

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 30.07.2019 às 07:57 Última atualização: 30.07.2019 às 12:13

Foto por: Diego da Rosa/GES-Arquivo
Descrição da foto: Documentário é uma produção do Grupo Sinos
Os milhares de devotos do Padre Reus devem se preparar para vivenciar um dia especial e de fortes emoções em agosto. Produzido pelo Grupo Sinos, o documentário Reus: Por uma Graça Alcançada, contará a trajetória do padre alemão, que dedicou sua vida ao trabalho na região do Vale do Sinos. O filme terá sua primeira exibição no dia 14 de agosto, no Anfiteatro Padre Werner, no câmpus de São Leopoldo da Unisinos, a partir das 19 horas. Antes, haverá atrações especiais para a comunidade. Participação gratuita mediante inscrição pelo site Eventos Grupo Sinos (eventos.gruposinos.com.br) até o dia 13 de agosto ou até atingir o limite máximo de pessoas.

“O objetivo do filme é destacar um ícone histórico da cidade. O Padre Reus está em processo de beatificação e desde 2013 é reconhecido pelo vaticano como Servo de Deus, através dos depoimentos queremos acelerar esse processo e mostrar a força de Padre Reus na região. Além é claro de termos esse material como conteúdo histórico, onde conheceremos mais sua vida e como através da sua vocação ele colaborou com a comunidade e a cidade”, conta o diretor do Jornal VS, Fernando Cesar Anschau. O documentário é patrocinado pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus e pela Rodrigues Negócios Imobiliários  e tem como apoio o Colégio São Luís, HAAS Conteineres, a PAR Consultoria e Assessoria e a Madeireira Casa Nova.

Depoimentos na Romaria

Por conta das graças que lhe são atribuídas, ao falecer, em 21 de julho de 1947, Padre Reus já tinha fama de santo e a realização do filme vem como forma de homenagem e também para reforçar as manifestações de fé que são primordiais para o processo de beatificação. Para sua produção foram colhidos depoimentos de fiéis durante a romaria, realizada em São Leopoldo, e também de fontes como o padre Inácio Spohr, historiador responsável pela elaboração do relatório necessário para o andamento do processo junto a Igreja Católica, que reforça que manifestações de fé estão sendo observadas.

Também foi ouvida como fonte a advogada e professora universitária Ângela Molin, 50 anos, que atualmente integra a Comissão Histórica da Beatificação. Em 2012, Ângela produziu uma dissertação sobre o Patrimônio Cultural e Material do Santuário e propôs o projeto de lei que reconheceu as celebrações junto ao túmulo de Padre Reus como Patrimônio Cultural e Material Municipal. “Para a comunidade, não tenho a menor dúvida de que Padre Reus já é visto como santo e o documentário tem como maior objetivo mostra o quanto acreditam nele como milagroso, mesmo tantos anos após sua morte. E essa fama de santidade é um dos requisitos para a beatificação”, diz Ângela.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.