Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Evento

'Eu vou de Bike" reúne ciclistas para um passeio por São Leopoldo

Atividade aconteceu na manhã de sábado (3) e reuniu cerca de 70 participantes

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 04.08.2019 às 10:12 Última atualização: 04.08.2019 às 12:06

Foto por: Diego da Rosa/GES
Descrição da foto: Atividade aconteceu na manhã de sábado (3) e reuniu cerca de 70 participantes
Diversão, turismo, solidariedade, esporte e lazer, tudo isso pode ser visto em um único evento em São Leopoldo, o 2° Eu vou de Bike - Caminhos do Rio dos Sinos. A ação que ocorreu sábado (3) reuniu ciclistas para percorrer as margens do Rio. Foram mais de 70 participantes, superando a primeira edição que teve em torno de 40 ciclistas.  A atividade que teve como ponto de partida o Museu do Rio dos Sinos, na Rua da Praia, no Bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, começou às 9h30 e nesta edição, o projeto ganhou camisetas e squeezes da Klabin, indústria de produtos sustentáveis, que foram distribuídos para aqueles que se inscreveram através do site da prefeitura.

“Adotamos como política da empresa integrar as ações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Por isso, estamos em conjunto com a Prefeitura de São Leopoldo, cidade onde atuamos há 38 anos para ajudar a comunidade, colaborando com o crescimento econômico, social e ambiental desse espaço. Por isso, além de apoiarmos, arrecadamos alimentos durante o evento, que serão doados a Casa Aberta”, fala o gerente industrial da Klabin, Marcos Castilho.

O trajeto de 12 quilômetros passa por parte do Arroio João Corrêa, Casa de Bombas e Dique, e tem como sua principal parada a Base Ecológica do Rio Velho, importante área de preservação de fauna, flora e recursos hídricos na cidade. No local, os ciclistas desfrutaram de um lanche com frutas, café, chás e pães para repor as energias. O passeio envolve exercício físico, lazer e educação ambiental e tem como objetivo alertar sobre o descarte irregular de resíduos sólidos no município, promover a utilização da bicicleta como meio de transporte, afinal é uma maneira de se locomover pela cidade sem a emissão de combustíveis, além de continuar buscando fortalecer a Rua da Praia e tornar esse espaço em um ponto de encontro, reaproximar a população do Rio dos Sinos.

Saúde física e mental

A prática do ciclismo, além de promover saúde e ser um meio de transporte sustentável, também serve para formar amizade, como é o caso de Márcia Sheibler, 56 anos e Cristina Bruck Ramos, 37, que se conheceram há um ano pedalando.  “Desde pequena sempre gostei e via o pessoal na televisão fazendo e pensava que jamais conseguiria. E hoje sou viciada nesse esporte, com ele fiz amizades e mudei minha vida. A bicicleta nos permite contemplar a natureza ao nosso redor e isso nos modifica”, conta a nutricionista Márcia.

“Através da bicicleta conheci lugares, pessoas. É um exercício para o corpo e para a mente. Um desses lugares foi a Rua da Praia, sou de São Leopoldo e nunca tinha vindo. As pessoas ainda acham que é um lugar perigoso, vim na semana passada pela primeira vez porque a Márcia me disse que aqui tinha um por do sol lindo e realmente é um bom espaço”, fala Cristina.

Edição especial para deficientes visuais em outubro

“A primeira edição já nos surpreendeu muito, agora com parcerias esperamos potencializar ainda mais esse projeto, que ajuda a causar esse reencontro da população com a natureza e com isso cria a vontade de trabalhar na preservação e conservação ambiental. Queremos que as pessoas redescubram a cidade, se reconectem com o Rio dos Sinos e ocupem a Rua da Praia que é um espaço tão bonito”, conta o diretor do Centro Roessler e Museu do Rio, Daniel Sauer.

Segundo o diretor do Centro Roessler, essa foi uma edição que deveria ocorrer durante a São Leopoldo Fest, que foi adiada pelo tempo ruim. “A próxima edição deve ser em outubro e será especial. Com bicicletas duplas faremos um Eu Vou de Bike para deficientes visuais durante o Sarau do Rio”, diz o diretor do Centro Roessler.

Eu Vou de Bike é organizado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Centro Roessler e o Museu do Rio responsável pelo Parque Rua da Praia. A iniciativa conta com apoio o da Diretoria de Licenciamento e da Gestão da Base Ecológica do Rio Velho.

 

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.