Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Comunidade escolar com medo

Em menos de 20 dias, escola do Santo Afonso foi atacada cinco vezes por bandidos

Colégio municipal foi alvo de criminosos até no primeiro dia de aula após as férias de inverno

Por Susi Mello
Publicado em: 05.08.2019 às 11:02 Última atualização: 05.08.2019 às 11:25

  • Escola Harry Roth é alvo pela 6ª vez no ano de bandidos
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Porta arrombada por bandido
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Sala invadida pelos criminosos
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Objetos revirados em armário
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
A Escola Municipal Harry Roth, do bairro Santo Afonso, novamente foi alvo da ação de bandidos que invadiram a instituição de ensino pela quinta vez em menos de 20 dias. Desta vez, não respeitaram nem o primeiro dia de retorno das férias de inverno. Nesta segunda-feira (5), menos de uma hora antes da direção e funcionários da cozinha chegarem para preparação do café da manhã para receber os mais de 200 alunos do turno da manhã, eles arrombaram o laboratório de aprendizagem.

Nada foi levado, mas deixaram novamente mais prejuízos. Às 6 horas, o alarme disparou porque a porta do espaço foi arrombada. Ela foi danificada e a bagunça na sala ficou visível, com jogos pedagógicos jogados no chão, depois de revirarem o armário onde tudo estava guardado. "Talvez eles procuravam por computadores", comentou a diretora Carla Andréa Algayer Soares.

O prejuízo já ultrapassa a faixa dos R$ 6 mil, em uma instituição que, assim como outras da rede pública, precisa fazer ações beneficentes para angariar recursos.

A reportagem já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo e aguarda posicionamento.

Outros ataques

Essa é a quinta vez que a escola sofre esse ataque em 20 dias, três deles em julho e dois neste mês. O primeiro foi no dia 18 do mês passado, quando quatro torneiras de ferro do bebedouro do pátio foram levadas, após a escola investir 80 reais. Os ladrões violaram o cadeado do portão de entrada para roubar os bebedouros, que já foram substituídos.

No dia seguinte, novamente violaram cadeados do portão interno e da cozinha para roubarem uma panela de pressão industrial avaliada em 600 reais.

Mas não foi a última ação do mês. No dia 30, dois notebooks foram roubados da sala da direção. Avaliados em R$ 2,5 mil cada um, os computadores foram levados após a danificação de outros cadeados e miolos de portas de ferro.

Agosto começou com arrombamentos que geraram prejuízos no prédio, mas nada foi levado. No dia 1º deste mês, o alarme tocou porque os cadeados da porta de entrada da escola foram danificados. Ontem (5), os delinquentes voltaram, mas novamente o alarme tocou, o que pode ter inibido a ação deles, que ainda não foram pegos.

Ouça o áudio

Em entrevista, a diretora Carla Algayer fala sobre medo e medidas tomadas para evitar os ataques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.