Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Atlas da Violência

Segundo pesquisa nacional, cidades da região estão entre as mais violentas do Estado

Entre as cidades da região, destacam-se Gravataí, Sapucaia do Sul, Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Publicado em: 05.08.2019 às 17:59

Foto por: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil
Descrição da foto: Dados: cidades mais violentas estão no Norte e Nordeste
O Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou ontem o Atlas da Violência 2019. O estudo destrincha os dados das 310 cidades médias e grandes do País.

Para medir o nível de violência, o Ipea se debruçou sobre a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017. São contabilizados pela pesquisa apenas municípios com pelo menos 100 mil habitantes.

Os números permitem identificar que as cidades mais violentas e menos violentas apresentam também grande diferença entre os índices de desenvolvimento humano. Segundo o Ipea, as cidades mais violentas, em geral, têm também números piores no acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho, enquanto as menos violentas têm indicadores considerados parecidos com os de países desenvolvidos.

Média

As cidades mais violentas têm, em média, 60% da taxa de atendimento escolar das menos violentas, e o percentual de jovens de 15 a 24 anos que não estudavam, não trabalhavam e eram vulneráveis à pobreza era quatro vezes maior. Entre as informações levantadas, vale destacar que em dez anos (de 2007 a 2017) houve crescimento da média da taxa de homicídios entre os Estados brasileiros: aumentou de 30 para 41 homicídios por 100 mil habitantes. As dez capitais brasileiras que tiveram maior crescimento da violência letal estão todas no Norte e no Nordeste. Por outro lado, as dez em que se observou maior redução dos índices incluíam todas as capitais do Sudeste, além de capitais no Sul, no Centro-Oeste e curiosamente no Norte (Porto Velho) e no Nordeste (Maceió).

No caso do Rio Grande do Sul, a taxa do Estado é de 6,8 para cada 100 mil habitantes, bem abaixo da taxa nacional. Ainda em relação ao Estado gaúcho, o Atlas aponta que a concentração de municípios mais violentos está na região metropolitana de Porto Alegre. Se destacam neste caso cidades como Alvorada (112,6), Gravataí (60,0), Viamão (51,6) e Sapucaia do Sul (40,8). A capital gaúcha também faz parte da lista das cidades mais violentas, com taxa de 47,0.

O caso de Alvorada chama a atenção, pois a cidade, além de ter o pior índice no Rio Grande do Sul, tornou-se a sexta cidade mais violenta do País. O município com o pior índice é Maracanaú, no Ceará, com 145,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Na outra ponta, a cidade de Jaú, no Estado de São Paulo, é a mais pacífica, com índice de 2,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Entre as cidades da região, destacam-se com índices altos - além de Gravataí e Sapucaia do Sul - Canoas (47,9 ), Cachoeirinha (42,8 ), São Leopoldo (39,6) e Novo Hamburgo (30,7).

Com informações da Agência Brasil.

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.