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Notícias | Região Revisão

Funcionários da UPA Centro são treinados sobre prioridade no atendimento

O objetivo é que os profissionais conheçam a legislação e consigam implementar dentro da rotina da unidade

Publicado em: 09.08.2019 às 16:28 Última atualização: 09.08.2019 às 17:37

Foto por: PMNH/Divulgação
Descrição da foto: Servidores da UPA Centro estão recebendo capacitação sobre atendimento prioritário na saúde

Para reforçar o conceito de prioridade no atendimento, conhecer a legislação e implementar essas rotinas, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Centro) de Novo Hamburgo receberam capacitação nesta semana. Cerca de 15 funcionários, acostumados a receber demandas de urgência e emergência foram treinados na noite de quinta-feira (8). A ação, que vem sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o começo do ano, já qualificou 52 profissionais. Recentemente houve um caso envolvendo o vereador Enio Brizola (PT), que foi à UPA receber atendimento e foi acusado de ter furado a "fila" de atendimento.

“Sabemos que nas UPAs o estado de saúde do paciente, independentemente da idade, determina a prioridade no atendimento por meio da classificação de risco, porém é necessário que todos conheçam a legislação para que essa esteja ajustada aos processos de trabalho”, destaca a coordenadora das Políticas de Saúde para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Cler Oliveira.

Segundo o coordenador da unidade, enfermeiro José Jardim, é importante realizar um acolhimento com excelência ao paciente que procura o serviço, sobretudo a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. “As capacitações são muito ricas porque estimulam a prática da empatia em qualquer atendimento oferecido na saúde pública”, ressalta.

A capacitação elaborada especificamente para as UPAs abordou o atendimento prioritário à pessoa com deficiência e autistas, pessoa idosa e a importância da Caderneta da Pessoa Idosa. A ação faz parte de um grupo de capacitações nas UPAs Canudos e Centro que, até o momento, teve a participação de 52 servidores das áreas médicas, de enfermagem, técnicas de enfermagem, de recepção, administrativa e de higienização.

CADERNETA

O atendimento à pessoa idosa também foi abordado nas conversas com os servidores da UPA que, por trabalhar com pacientes que necessitam de cuidados emergenciais, muitas vezes desconhecem ou não usam a Caderneta do Idoso, instrumento do Ministério da Saúde que possibilita uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa.

“A população de pessoas idosas no Brasil está crescendo cada vez mais. Isso é uma conquista, visto que vários fatores estão relacionados às melhorias nas condições de vida”, explica a coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa, Ana Carolina Raguse. Segundo ela, esse é um dos maiores desafios para as políticas públicas. “Diante desse cenário é necessário a adaptação dos serviços de saúde”, destaca.

O assunto não se restringe à abordagem nas UPAs. De acordo com Ana Carolina, o trabalho de conscientização do uso da caderneta envolve, além dos serviços de saúde da Atenção Básica, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os próprios idosos.

A próxima sessão de treinamento ocorre no dia 15 de agosto, das 19 às 20 horas, na UPA Centro (Rua Visconde de Taunay, 134, Novo Hamburgo).

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