Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região

Corrente solidária se forma após incêndio

Família recebe ajuda para reconstruir casa que queimou

Por SUSI MELLO
Publicado em: 13.08.2019 às 03:00

Ivoti - Uma corrente de solidariedade se formou desde a última sexta-feira em Ivoti. É que uma família, da localidade de Feitoria Nova, perdeu a casa de madeira onde vivia em um incêndio. Desde então, eles têm recebido doações de móveis e eletrodomésticos e o próximo passo será conseguir ajuda para reconstruir a casa.

Eles já ganharam tijolos e madeiras, mas ainda são necessários materiais para o telhado, redes hidráulica e elétrica. Também agradecem as doações de mesa, fogão, colchões, máquina de lavar, cama e geladeira. De móveis, só falta o roupeiro para o quarto do casal. "Vamos construir no mesmo local", antecipa o dono da casa queimada, o motorista de caminhão Maico Jonatan Marques, 27 anos, que vive com sua esposa, a técnica de saúde bucal Andréa Cristine Heck, 26 anos, e a filha Nathalia Heck Marques, 9 anos.

As doações já recebidas foram colocadas na garagem da casa de um vizinho. A dona de casa Cláudia dos Santos, 42, vizinha da família, doou tijolos e madeira e elogia a solidariedade de todos. "Nunca sabemos o que vai acontecer amanhã com a gente", comenta.

QUEDA DE LUZ

Maico, Andréa e Nathalia, que estão acomodados na casa de um familiar na Rua Pedro Diehl, mesma via onde moravam, não estavam no momento do incêndio. A casa, construída há quase dois anos, foi tomada pelas chamas por volta das 10h20 de sexta-feira. Maicon estava se deslocando de São Leopoldo para entregar uma carga em Campo Bom quando foi avisado do incêndio. Sua esposa estava de folga e havia saído de casa, e a filha estava na escola.

"Os vizinhos viram que deu uma queda de luz e logo após começou o incêndio", relata Maico, dizendo que o fogo teria começado no quarto da menina. O motorista do caminhão não descarta a possibilidade que um curto-circuito tenha causado o fogo. "Essa era a nossa primeira casa própria, que, inclusive, ajudei a construir", lamenta o motorista.

 

Bombeiros enfrentaram dificuldades

O Corpo de Bombeiros Militar de Ivoti encaminhará um documento à prefeitura solicitando reforço na ponte de madeira da Feitoria Nova e a instalação de hidrantes na localidade, já que o equipamento mais próximo fica na Avenida Presidente Lucena, próximo do Hospital Municipal São José, no Centro. Segundo o sargento da corporação, Everton Guardalupe, os 5 mil litros de água utilizados para o combate às chamas foram os disponíveis no caminhão. Ele alerta que se precisasse de mais água seria necessário pedir auxílio de bombeiros de cidades vizinhas, já que na localidade Feitoria Nova não há hidrante. A fragilidade da ponte de madeira impediu ainda que o caminhão da corporação acessasse o local, obrigando os bombeiros a improvisarem, prolongando a mangueira em 200 metros.

A prefeitura informa que a área onde aconteceu o incêndio foi loteada de forma irregular e que o município ajuizou uma ação civil pública contra os loteadores para obrigar a regularizar a situação, de forma a criar a infraestrutura adequada e dar condições de moradia no local.

SAIBA COMO AJUDAR

Quem quiser ajudar a família pode comprar o que falta por meio de listas de materiais de construção disponíveis na Plamacol e na Madeireira Weber, na Avenida Presidente Lucena, 1603 e 3118, respectivamente, em Ivoti.

Doações em dinheiro podem ser feitas pela conta de Maico, na Cooperativa Sicredi, agência 0101, conta 247933.

Contatos para doações podem ser feitos pelos 9 9899-8974 (Maico) e 9 9779-4720 (Andréa).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.