Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Aposta em atacarejos

Rede de hipermercados Walmart volta a se chamar Big

Marca Nacional também voltará a ser fortalecida no Rio Grande do Sul

Por Eduardo Torres
Publicado em: 12.08.2019 às 10:35 Última atualização: 12.08.2019 às 12:14

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Fachada dos hipermercados serão mais uma vez modificadas
Dois anos depois das mudanças na fachada e no formato dos hipermercados, a rede que se transformou em Walmart, com lojas em Novo Hamburgo, Gravataí e Cachoeirinha, voltará a se chamar Big. A confirmação aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) pela empresa de investimentos Advent, que comprou 80% da operação da rede de mercados dos norte-americanos no Brasil há um ano. Eles passam a se chamar Grupo Big.

Além da mudança, os novos donos do Big anunciaram R$ 1,2 bilhão em investimentos no País nos próximos 18 meses. O objetivo é apostar as fichas nos atacarejos, seguindo o modelo já adotado pelos concorrentes como o Carrefour. Além do retorno do Big, a marca Nacional voltará a ser fortalecida no Rio Grande do Sul.

A conclusão dos norte-americanos da rede Walmart, que devem encerrar suas atividades no País até meados de 2020 é de que a marca não engrenou por aqui. A negociação envolve, ao todo, 127 hipermercados. A migração para as marcas Big deve estar concluída até metade do ano que vem.

Conforme Luis Fazzio, do Advent, houve uma pesquisa que comprovou a força das marcas Big, no Sul, e Bompreço, no Nordeste. "O que eu poderia fazer? Jogar tudo fora só para simplificar e mostrar que tenho uma marca única? Não faria o menor sentido", disse.

Mudanças no Maxxi Atacado e Sam's Club

A primeira mudança anunciada no primeiro semestre deste ano foi o projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de dez lojas de hipermercado em atacarejo. Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em consumidores e comerciantes.

Já o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas.
 

Mudanças até 2020

Segundo a empresa, todo o projeto, da escolha dos novos nomes das bandeiras à definição de sortimento, está alinhado com as necessidades dos clientes locais e do varejo brasileiro. "A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço".

As mudanças efetivas na operação em todo o País já estão em andamento, "com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.