Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Imunização

Quatro municípios da região ainda aguardam por vacina BCG

Faltam doses em Morro Reuter, São Sebastião do Caí, Taquara e Sapiranga

Por Bruna Mattana
Publicado em: 15.08.2019 às 16:55

Foto por: Foto: Divulgação/SES
Descrição da foto: Vacina BCG
Quatro municípios da região seguem sem doses da vacina BCG - que protege contra a tuberculose e é obrigatória no calendário vacinal. No último dia 7, Novo Hamburgo, Ivoti, Morro Reuter, São Sebastião do Caí, Três Coroas, Taquara e Sapiranga enfrentavam a falta de imunização, segundo levantamento parcial realizado pelo Jornal NH

Destes, Novo Hamburgo, Ivoti e Três Coroas encontram-se com a situação regularizada. Conforme informações da assessoria de imprensa de Novo Hamburgo, "a vacinação da BCG está normalizada no Município, nos dois locais que fornecem essa imunização: Casa da Vacina e Hospital Municipal".

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o lote mensal do Ministério da Saúde previsto para agosto ainda não foi recebido pelo Estado, e que, quando isso acontecer, as doses serão distribuídas aos municípios.

Questionado, o Ministério da Saúde esclareceu que parte do quantitativo autorizado no mês de julho estava em análise. Entretanto, em agosto, o fornecimento foi regularizado. Como as entregas ocorrem na segunda quinzena de cada mês, garante que as vacinas devem chegar nos próximos dias.

Aplicação racionalizada

Ainda segundo o levantamento realizando na última semana, Parobé, Rolante e São Francisco de Paula estavam com aplicação racionalizadas, devido a distribuição irregular das vacinas. Destes, somente Rolante está com a vacinação normalizada. "O município recebeu dois frascos, o que corresponde a 28 doses. Está normalizado, com agendamento, para melhor aproveitar as doses disponíveis", informou a assessoria de imprensa local. Nas outras duas cidades, para que não faltem doses de BCG, as secretarias fazem um agendamento prévio da vacinação. Parobé informou, em nota, que recebeu do Governo Federal dosagens parciais.

 

Situação na região

IVOTI - A Secretaria de Saúde de Ivoti informou que recebeu, na última quarta-feira, 14 doses da vacina e, deste modo, a vacinação está normalizada no município.

MORRO REUTER - Segundo a assessoria de imprensa do município, o Estado informou que as vacinas estarão à disposição de Morro Reuter nesta sexta-feira. "Se realmente entregarem sexta, as vacinas estarão à disposição na próxima semana", informou, em nota.

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - A Secretaria de Saúde local informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que hoje vai buscar novos lotes da vacina BCG na Secretaria Estadual de Saúde. "Porém, não foi informado quantas doses serão liberadas para o município. Por isso, novos agendamentos de vacinação contra BCG serão feitos apenas depois de contabilizadas as doses a serem recebidas, o que deve ocorrer na próxima semana".

TRÊS COROAS - O município informou que recebeu as doses na tarde de ontem, por isso, a situação está regularizada na cidade.

Sapiranga - Conforme a diretora de Saúde de Sapiranga, Marta Reichert, o município recebeu um quantitativo menor do que realmente necessita.

Taquara - De acordo com a enfermeira Fernanda Flores, coordenadora do setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, a vacina BCG está em falta desde o início do mês, ocasião em que foi feito um pedido de vários tipos de vacina para o Estado, incluindo 200 doses da BCG. "Temos a previsão de receber uma remessa de vacinas nesta sexta-feira à tarde, só não temos a garantia do Estado de que a BCG estará incluída nesta primeira entrega".

 

>> Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.