Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Contra o sofrimento animal

Justiça proíbe Pega do Porco na Lama em festa de Araricá

Ação foi movida pelo Movimento Gaúcho de Defesa Animal e Coletivo Jurídico de Proteção e Defesa Animal

Por Débora Ertel
Publicado em: 18.08.2019 às 09:44

Foto por: Arquivo/GES
Descrição da foto: No cercado de madeira, repleto de lama, a prova prevê dois minutos para conseguir pegar o leitão
A Justiça proibiu a Pega do Porco na Lama que seria realizada na 20ª Festa das Azaleias de Araricá na próxima semana. A atividade, que é tradicional no evento, estava marcada para dia 24 de agosto, às 16 horas. A ação foi movida pelo Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA) em parceria com o Coletivo Jurídico de Proteção e Defesa Animal (Cojur Animal). A liminar favorável ao cancelamento da ação é do juiz da 2ª Vara Cível de Sapiranga, Felipe Só dos Santos Lumertz.

Na decisão, o magistrado diz que “o risco de dano irreparável está presente pela iminente realização do evento, com possibilidade de causar sofrimento desnecessário aos animais que seriam utilizados na atividade”. O juiz também cita que a prática fere a Resolução nº 1.236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A Pega do Porco é uma das ações que mais atrai público da Festa das Azaleias e, inclusive, a primeira pega normalmente é realizada pela corte do evento. O Jornal NH ainda não conseguiu contato com a prefeitura.
Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.