Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Em celas, algemados na rua ou no contêiner: 37 presos aguardam vagas em presídios

Nova superlotação na DPPA escancara caos no sistema carcerário

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 19.08.2019 às 12:48 Última atualização: 19.08.2019 às 16:34

Foto por: Suélen Schaumloeffel/ GES-Especial
Descrição da foto: Com celas lotadas, presos ficam do lado de fora da DPPA
O caos do sistema prisional mais uma vez volta a se refletir na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo. Na manhã desta segunda-feira (19), ao menos 37 presos aguardavam por vagas em presídios. Na cela da DPPA, até as 11h30, havia 12 presos e outros nove aguardavam algemados a uma corrente, do lado de fora da delegacia, sob custódia de policias militares. No contêiner-cela, que fica junto ao Instituto Penal do município, inaugurado em maio deste ano com a promessa de desafogar a situação das delegacias, a lotação é máxima: 16 presos.

O delegado plantonista Rafael Sauthier, explica que o fluxo de trabalho na delegacia está normal, o que faz a situação caótica é a demora em abrir vagas no sistema prisional. “Não podemos deixar de receber os presos, por isso, vamos improvisando. Nós pedimos as vagas, o que acontece é que a abertura fica aquém da demanda”, explica.

Situação complicada

Os presos que estão na delegacia ficam em situação complicada. No local, que deveria funcionar como local de detenção temporário, o preso recebe uma refeição diária, ao meio-dia, e, além disso, come apenas o que familiares trazem para eles. Os presos ainda ficam impossibilitados de tomar banho e, no caso dos indivíduos que estão do lado de fora da delegacia, ficam expostos ao frio e chuva, já que o local é apenas coberto com telhado. No contêiner-cela há preso que aguarda desde o dia 2 de agosto encaminhamentos para um presídio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.