Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Familiares questionam condições de presos nos contêineres do Instituto Penal

Segundo a esposa de um dos presos, os homens estariam recebendo apenas uma refeição diária

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 20.08.2019 às 16:52 Última atualização: 20.08.2019 às 16:56

A discussão sobre a superlotação de presos que aguardam por encaminhamento ao sistema prisional na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) segue em Novo Hamburgo. Familiares dos presos que estão dos contêineres-cela, instalados em maio no Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) para desafogar as carceragens das delegacias de Novo Hamburgo e São Leopoldo, procuraram a reportagem para denunciar condições que os apenados estariam submetidos.


Segundo a esposa de um dos presos, que não quis se identificar, os homens estariam recebendo apenas uma refeição diária e só poderiam realizar sua higiene em uma torneira instalada no espaço. Ela conversa com o marido aos gritos no muro da instituição. “Sabemos que eles devem pagar pelo que fizeram, mas com condições adequadas. Dizem que recebem apenas uma refeição de meio-dia, que é gelada. Tem gente que está a mais de uma semana lá, sem banho e sem poder escovar os dentes. Além disso tem muito mais gente nos contêineres”, conta. Na manhã desta terça-feira (20), conforme o relato das esposas dos apenados, cobertas e roupas dos presos foram retiradas de dentro do espaço e descartadas na rua, deixando o grupo sem os itens.

Lotação é respeitada

O delegado titular da DPPA, Tarcísio Kaltbach afirma que a lotação máxima de 16 presos foi determinada pela Vara de Execuções Criminais e é respeitada na íntegra. “Com o número de presos excedente o fluxo para o presídio ocorre a partir do contêiner. Quando abre vaga no contêiner, encaminhamos alguém da cela da DPPA. Com vaga na DPPA, presos do lado externo são encaminhados para dentro”, explica, destacado que a Polícia Civil cabe a administração das vagas e direcionamento aos presídios e a Susepe juntamente com o IPNH, questões relacionadas a acomodação.

Na tarde desta terça, conforme o delegado, quatro presos foram transferidos dos contêineres para penitenciárias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.