Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança Pública

Cidades do Vale do Sinos recebem 64 novos soldados

Novo Hamburgo fica com 36; números estão abaixo dos cem policiais que o comando regional projetava

Por Felipe Nabinger
Publicado em: 22.08.2019 às 22:29 Última atualização: 23.08.2019 às 13:00

Foto por: Divulgação / 3º BPM
Descrição da foto: Novos soldados: CRPO/VRS recebeu um total de 64 policiais militares.
As 16 cidades que compõem o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos (CRPO/VRS) ficarão com 64 novos soldados da turma formada em junho. Nesta quinta-feira (22), o 32º BPM e o 25º BPM apresentaram dez e 18 soldados respectivamente. O 3º BPM já havia informado no início da semana que passaria a contar com mais 36 soldados. 

O número está aquém do que era esperado pelo comandante do CRPO, Coronel Vitor Hugo Cordeiro Konarzewski. No início do ano, ele projetava entre cem e 120 novos policiais. "A distribuição foi feita e temos que trabalhar com o que temos. O que recebemos não chega a atender a nossa região em sua plenitude", analisa Konarzewski.

Segundo o Coronel, com as chegadas de novos soldados, somados a aposentadorias e transferências, o quadro não vai se alterar muito em relação a janeiro. Konarzewski evita falar no número total de policiais no quadro do CRPO, pois considera informação estratégica. Quanto à divisão interna de policiais dentro dos batalhões, ele explica que ainda não há uma definição, a exceção do 3º, que atende apenas Novo Hamburgo. "Ainda estamos fazendo estudos internos para definir", garante.

Além disso, o CRPO/VRS aguarda ainda reforço no efetivo vindo de cidades do Interior, em um movimento interno da corporação com soldados mais experientes. A definição da quantidade ainda será tomada pelo Estado. Por ora, o Coronel garante que a defasagem de brigadianos é suprida com operações integradas, junto com Polícia Civil e Guardas Municipais. Ele salienta que ações desse tipo vêm sendo realizadas na fiscalização de presos do semiaberto. 

Novo Hamburgo fica com 36

Foto por: Divulgação / 3º BPM
Descrição da foto: Novo Hamburgo: Tenente-coronel Uberti orienta novos soldados.
Durante a tarde, na sede do 3°, em Novo Hamburgo, o comandante, Tenente-coronel Márcio Uberti Moreira reuniu os 36 novos policiais e apresentou os dados geográficos do município, além dos índices de criminalidade. Ele explicou como as ações estratégicas de policiamento são criadas com base nos dados e estatísticas da ferramenta Avante, que contabiliza os índices e demonstra os locais com maior atividade criminosa. Além disso, foi falado aos soldados sobre a importância de criarem uma carreira policial militar baseada na integridade, honestidade e fidelidade à instituição que representam.

Recepção para 29 em dois batalhões

Foto por: Divulgação / 32º BPM
Descrição da foto: 32º BPM: dez policiais chegaram para o batalhão.
Também na tarde desta quinta-feira, na sede do 32° BPM, o comandante do batalhão, Tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, recebeu os dez soldados, que já vinham atuando no policiamento da região abrangida. Em São Leopoldo, na sede do 25º BPM, o Tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos dos Santos, participou de uma recepção aos 19 novos soldados do batalhão. Foram passadas a eles informações sobre os três municípios em que irão trabalhar: informações sobre os três municípios que irão trabalhar: São Leopoldo, Portão e Capela de Santana.

Divisão de policiais por batalhão

3º BPM: Novo Hamburgo - 36

32º BPM: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Parobé, Presidente Lucena, Sapiranga e Taquara - 10

25º BPM: São Leopoldo, Portão e Capela de Santana - 18

 

 

>> Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.