Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Arranjo produtivo

Estado vê Vales do Sinos, Paranhana e Caí como aliada no Inova.RS

Secretário Luís Lamb destaca que municípios como Novo Hamburgo sempre foram inovadores

Por FELIPE NABINGER
Publicado em: 26.08.2019 às 20:33

Foto por: Palácio Piratini
Descrição da foto: Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb

Lançado na última semana pelo governo do Estado, o Inova.RS visa fazer a articulação entre gestões públicas, empresas, setor acadêmico e sociedade civil organizada, com o objetivo de identificar os desafios das regiões e apontar projetos para desenvolver o ecossistema em que estão inseridos. Conforme o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, os Vales do Sinos, Caí e Paranhana, bem como o litoral norte, inseridos no mesmo recorte do mapa do projeto, sempre demonstraram potencial de inovação.

"A região tem uma quantidade de empresas e instituições de tecnologia e pesquisa muito grande. Ela concentra uma parte muito significativa do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Foi o berço da indústria no Estado e queremos que essas empresas, em parceria com universidades e centros de pesquisa, adotem soluções baseadas na economia do conhecimento", diz Lamb.

DNA inovador

O secretário Lamb destacou a importância de polos como o Feevale Techpark e atuação do Município na área, com a proximidade da inauguração do Centro de Inovação Tecnológica (CIT).

"Queremos apoiar essas articulações locais e dar apoio para que tenham ainda mais sucesso em seus projetos. A cidade sempre foi inovadora", explica.

Lamb acrescenta que aguarda que cada área traga suas demandas ao Estado. "Cabe justamente às regiões enxergarem essa nova realidade econômica", disse.

Parques tecnológicos trabalham em conjunto

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, diz que a instituição esteve representada no lançamento do projeto no último dia 22 de agosto e já trabalha em projetos junto a outros centros de pesquisa. Ela citou união com outras universidades e polos tecnológicos como o Unitec e TecnoPUC. "A gente não compete, mas sim somamos esforços. Essa união faz com que se tenha mais possibilidades que não teríamos sozinhos", garante.

No dia 10 de outubro, o programa será lançado no âmbito regional. "Temos alguns projetos, mas precisamos articular com as demais instituições", ressaltou a diretora. Ela disse que é preciso "entender o gargalo" da região. "Precisamos trabalhar em conjunto para atrair investimentos, formar e reter mais talentos", disse.

SAIBA MAIS

A secretária do Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, celebra o reconhecimento de Lamb sobre a identidade do Município. "Ficamos muito felizes com o reconhecimento. Novo Hamburgo é parceiro para contribuir com o programa. O fato de termos avançado de forma tão incisiva é porque temos experiência comprovada em inovação", garante.

A secretária ressalta que ideias como o CIT servem para atrair investimentos, mas para manter profissionais graduados na própria região. "Uma característica nossa é que foi o município que chamou a comunidade para o debate sobre inovação. Não precisou ser convencido", diz.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.