Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Ataque

Gestante e idoso estão entre os feridos de ônibus incendiado por criminosos em Canoas

Bandidos entraram no veículo e atearam fogo em terminal do bairro Mathias Velho

Por Adriana Zottis
Publicado em: 27.08.2019 às 08:55 Última atualização: 27.08.2019 às 10:00

Foto por: Brigada Militar/Especial
Descrição da foto: Ônibus ficou totalmente destruído com as chamas

Um idoso e uma gestante estão entre as vítimas de fogo ateado por criminosos em ônibus de Canoas na noite desta segunda-feira (27). O veículo da Vicasa ficou totalmente destruído pelas chamas no terminal Mathias Velho. Segundo a polícia, um Palio estacionou na estação e um dos ocupantes desceu mandando que todo mundo saísse. Em seguida, jogou combustível e começou a atear fogo no veículo pela parte da frente. No momento do fato, havia 20 pessoas no coletivo: o motorista, o cobrador, um fiscal da empresa e mais 17 passageiros.

Todos correram para a parte traseira do ônibus, um modelo articulado, e conseguiram sair pelas janelas, acionando as alavancas de emergência e quebrando algumas outras janelas e portas do veículo. Muitas se feriram com os vidros. Também foram relatados alguns problemas respiratórios devido à fumaça tóxica do incêndio. Os criminosos teriam fugido do local em um veículo de cor branca, sem identificação da placa e direção da fuga.

Foram acionados os bombeiros para o combate e controle do fogo no local. Além do ônibus, duas paradas do terminal foram destruídas, assim como toldos dos comércios locais.

Conforme o comandante do 15º Batalhão da BM, tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, não se sabe ao certo quantos criminosos agiram. Há relatos divergentes das testemunhas. Alguns dizem que foram três, outros afirmam ter visto quatro homens, todos usando toucas que cobriam completamente o rosto. Nenhum deles estava armado, conforme as pessoas que estavam no local.

Feridos

Cerca de dez pessoas foram conduzidas ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e realizaram o primeiro atendimento. Os dois casos mais graves foram de um idoso que está no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), com respiração mecânica, e de uma mulher grávida, que passou mal e foi internada no Hospital Universitário (HU).

Ação desconexa

Ainda não está clara para a polícia a motivação para o crime. "Esta ação não tem lógica, está desconexa com a situação", afirma o comandante Jorge Dirceu Filho. Ele diz que outros eventos similares, ocorridos na capital, geralmente são motivados por retaliação de criminosos a alguma prisão ou morte de delinquente. "Não tivemos em Canoas nenhuma grande prisão recente e nenhuma disputa por região de tráfico que justifique o crime. Ainda não conseguimos achar um vínculo consistente", afirma.

Há algumas especulações e a Polícia está ouvindo outras testemunhas. Também há indicação de alguns nomes que serão investigados e o policiamento nos bairros será intensificado. "Vai ser um trabalho de garimpo. Junto com a Divisão de Homicídios da Polícia Civil vamos direcionar nossa linha de ação", pontua o comandante.

Vistoria e limpeza

Agora pela manhã, o Corpo de Bombeiros está no local fazendo uma vistoria para avaliar a estrutura da estação e se não há nenhum risco de desabamento, já que o ônibus queimou completamente. Assim que os Bombeiros concluírem o trabalho, a Prefeitura Municipal vai providenciar a limpeza do entorno para poder liberar o local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.