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Notícias | Região Saúde

Morador de Sapiranga reclama da demora para atendimento na UPA

Prefeitura explica os motivos do tempo de espera de atendimento

Publicado em: 27.08.2019 às 16:05 Última atualização: 27.08.2019 às 20:01

No início da tarde desta terça-feira (27), o morador de Sapiranga, Anderson Rodrigues, que acompanhava a mãe, uma mulher de 65 anos, na UPA do Centro do município, reclamou da demora no atendimento. Por volta das 14 horas, ele dizia estar no local há quase três horas.

“Está muito cheio, e o atendimento é péssimo com todo mundo”, disse Rodrigues. Segundo ele, não estão sendo cumpridos critérios de prioridade para atendimento dos pacientes. Havia em torno de 40 pessoas na UPA, segundo o morador.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Sapiranga respondeu que em relação ao relato, “vale lembrar que a queixa referida pela paciente é classificada como verde (pouco urgente), tendo como tempo de espera para atendimento médico de 136 minutos. Usuária teve atendimento médico, foi prescrito medicamentos, no entanto refere ser alérgica a um deles, o qual não foi administrado, não por ser moradora de outro município”, informou.

Nesta terça-feira, até meados das 15 horas, na UPA havia 294 atendimentos, sendo que 30 pacientes permaneceram em observação, sendo que o tempo médio de espera para pacientes azuis e verdes foi de 1 hora e seis minutos, contabilizando um total de 77,5% classificados como azuis e verdes. Os demais eram classificados como urgência e emergência, lembrando que os pacientes em observação também precisam ser reavaliados constantemente.

Prefeitura avisa em que momentos a UPA deve ser procurada

Febre alta, acima de 39ºC;
Fraturas e cortes com pouco sangramento;
Infarto e derrame
Queda com torção e, dor intensa ou suspeita de fratura;
Cólicas renais;
Falta de ar intensa;
Crises Convulsivas;
Dores fortes no peito;
Vômito constante.

Para os demais atendimentos de saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde: "os demais atendimentos, que não são classificados como urgência e emergência, sugerimos que procurem atendimento nas unidades de saúde mais próxima da sua casa", informa. Em caso de não haver ficha para consulta médica, a enfermeira poderá avaliar e tomar a conduta conforme o caso clínico.

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