Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Flagrante

Após escaparem de contêiner-cela, presos não tiveram dificuldade em pular muro de presídio

Vídeo mostra momento em que quatro dos noves detentos escaparam do Instituto Penal de Novo Hamburgo

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 02.09.2019 às 12:56 Última atualização: 02.09.2019 às 12:59

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que quatro dos nove fugitivos que escaparam do contêiner-cela, instalado dentro do Instituto Penal de Novo Hamburgo, pulam o muro do presídio, passando pela cerca de arame farpado e fogem correndo pela Rua Rio de Janeiro, no bairro Ouro Branco, na manhã de ontem (1). Dos nove fugitivos, quatro foram capturados instantes depois pela Brigada Militar, nas proximidades do local.

Três policiais militares estavam realizando a custódia dos 29 presos nos dois contêineres-cela de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Pouco depois disponibilizar o café da manhã aos presos, por volta das 8 horas, os soldados foram separar o material de higiene dos presos, em uma sala ao lado do contêiner. Neste momento o grupo do contêiner de Novo Hamburgo teria aproveitado para fugir.

Conforme o registro da ocorrência, os presos utilizaram toalhas para esconder os danos que teriam causado em barras de ferro da estrutura, durante a noite anterior. Uma das barras de ferro foi torcida, possibilitando a saída dos criminosos. Dentro da estrutura foi encontrado um pedaço de arame e uma barra de ferro que foi arrancada no contêiner.

Brigada Militar abriu inquérito para apurar caso

Foto por: Inézio Machado/GES
Descrição da foto: BUSCAS: brigadianos fizeram varredura no entorno e localizaram quatro fugitivos

Conforme o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Coronel Vitor Hugo Konarzewski, um inquérito foi aberto pela própria BM para apurar as circunstâncias da fuga, assim como apontar possíveis razões da fuga a responsabilidades. "Uma investigação foi iniciada já no domingo, quando houve a fuga. Como os presos estavam sob a responsabilidade da Brigada Militar, instauramos um inquérito que ocorre independente da instauração de uma investigação da Polícia Civil. O inquérito deve apontar o que possibilitou a fuga, apontar se houve alguma falha mecânica, estrutural, ou de pessoal. A partir da conclusão poderemos tomar providências", explica. O inquérito policial militar tem prazo de 60 dias para ser concluído, mas conforme o coronel, a expectativa é de que seja apresentado dentro dos próximos 30 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.