Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Brasil, Uruguai e Paraguai

Operação contra rede de doleiros cumpre mandado em Novo Hamburgo

São investigados crimes de operação de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa

Publicado em: 03.09.2019 às 09:25 Última atualização: 03.09.2019 às 14:04

Foto por: Polícia Federal/Especial
Descrição da foto: Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados no Rio Grande do Sul em Novo Hamburgo, Santana do Livramento e Porto Alegre

Uma rede de doleiros é alvo da Polícia Federal (PF) e Receita Federal na manhã desta terça-feira (3). Um dos 16 mandados é cumprido em Novo Hamburgo. A Operação Harpia investiga os crimes de operação de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa.

Cerca de 80 policiais federais e oito servidores da Receita realizam apreensões também em Porto Alegre (4), Santana do Livramento (6), e em Ariquemes (5), no estado de Rondônia, além de 11 mandados de prisão.

Investigação

Durante as investigações, iniciadas em 2018, foi apurada a conexão de uma rede de doleiros que atuam em Porto Alegre, Santana do Livramento, Rivera (Uruguai) e Ciudad del Este (Paraguai). A investigação identificou que esse grupo mantinha parceria cambial conhecida como “dólar-cabo”, para a prática da lavagem de dinheiro de diversas atividades criminosas no Brasil e no Exterior, inclusive com a utilização de madeireiras da Região Norte do país.

A partir das informações coletadas com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal e a Receita Federal buscam identificar a origem e o volume de recursos ilícitos transacionados pelos investigados, que tiveram movimentação financeira de mais de um bilhão de reais entre os anos de 2015 e 2019.

Harpia, nome da operação, é uma das maiores aves de rapina do mundo e que está presente em grande parte do Brasil, principalmente na Amazônia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.