Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Sapiranga

Área de preservação sofre desmatamento para venda de pequenas chácaras

Envolvidos foram autuados com multa de R$ 10 mil

Publicado em: 03.09.2019 às 21:06

Foto por: SEMAPE/divulgação
Descrição da foto: FLAGRA: Semape em área desmatada em Picada dos Nabos

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) de Sapiranga constatou um desmatamento na localidade de Picada dos Nabos, no último final de semana. Havia na área árvores nativas com troncos de mais de um metro de diâmetro. Os envolvidos foram autuados nesta terça-feirra (3) com multa de R$ 10 mil, mas o valor foi duplicado por estar na Zona de Amortecimento da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Também acarretou na apreensão da madeira e na cobrança da recuperação da região desmatada.

O desmatamento nas áreas rurais tem ocorrido para a venda de pequenas chácaras. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o interior de Sapiranga pode ser parcelada em no mínimo dois hectares, que é o módulo rural. Áreas menores não poderão ser inscritas no Registro de Imóveis, em obediência ao Estatuto da Terra e Lei de Registros Públicos. Ainda de acordo com a Pasta, o artifício de "condomínio" tem sido usado para possibilitar um fracionamento e acaba dispondo espaços sem critério de proteção da natureza ou infraestrutura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.