Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Veja quem são os foragidos

Depois de 15 dias, quatro fugitivos dos contêineres-cela ainda não foram recapturados

Ao todo, nove presos escaparam de dentro do pátio do Instituto Penal de Novo Hamburgo no dia 1º

Publicado em: 15.09.2019 às 13:42

Foto por: Inézio Machado/Arquivo-GES
Descrição da foto: Brigadianos faziam a custódia dos presos no dia da fuga
Neste domingo (15), completam-se 15 dias que um grupo de nove presos fugiu dos contêineres-cela do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH), no bairro Ouro Branco. Até o momento, cinco dos foragidos foram recapturados. Quatro foram localizados no mesmo dia da fuga, e um foi encontrado no dia 6 em uma reciclagem de lixo no bairro Canudos.

O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Coronel Vitor Hugo Konarzewski, afirma que seguem as buscas aos fugitivos. "Como foi dada notícia, provavelmente estão fora da região, escondidos. É uma questão de tempo até a prisão deles. Semana passada recapturamos um", explica.

Foto por: Reprodução
Descrição da foto: Fugitivos dos contêineres-cela


À espera de vagas no sistema prisional

Os fugitivos aguardavam vaga no sistema prisional. Haviam sido detidos poucos dias antes na região e cumpriram o ciclo do chamado preso de passagem: primeiro o xadrez da delegacia e depois o contêiner, até ser removido a uma penitenciária. O caos carcerário, que superlota delegacias e enseja alternativas como contêineres-cela, não para de causar graves prejuízos à segurança pública.

Como aconteceu a fuga

Os presos danificaram barras de ferro para sair do contêiner e contaram com a facilidade de arames farpados fora do lugar para saltar o muro da Rua Rio de Janeiro. Mesmo assim, roupas ficaram presas nos "porcos-espinhos". A investigação vai ver se foram removidos na hora pelos fugitivos, ou se comparsas do mundo externo providenciaram as aberturas. "Entre o contêiner e o muro, eles passaram por cima de uma galeria desativada. Sabiam o caminho. São indivíduos de ficha longa, cuja maioria foi presa por nós recentemente", revela o comandante. Segundo ele, havia três soldados na vigilância dos contêineres.

Responsabilidade é investigada

Um inquérito policial militar foi aberto para investigar as circunstância da fuga. O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo, Coronel Vitor Hugo Konarzewski, afirma que ainda aguarda a conclusão sobre a responsabilidade do fato.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.