Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Demora

Seis meses depois de cair, muro do Wolfram aguarda liberação de recursos

Valores serão utilizados também para outras melhorias aguardadas pelo colégio do Estado

Por Juliana Nunes
Publicado em: 17.09.2019 às 17:13 Última atualização: 18.09.2019 às 07:05

Foto por: Juarez Machado/Juarez Machado/GES
Descrição da foto: NO AGUARDO: enquanto o colégio Wolfram Metzler aguarda obra, há uma grade no local
Seis meses. É o tempo em que o Colégio Estadual Wolfram Metzler, que fica em Novo Hamburgo, aguarda por uma obra que irá reconstruir o muro que desabou no dia 8 de março deste ano. A força do temporal destruiu parte da estrutura que fica nos fundos da escola.

Dias após o ocorrido, as secretarias estaduais de Educação e Obras informaram que o projeto para a reconstrução estava sendo feito. No entanto, passado todo este tempo a direção da escola, estudantes, funcionários e pais seguem aguardando a obra. "Sabemos que tem uma empresa que ganhou a licitação, mas o projeto está parado. Estamos aguardando uma solução", diz a diretora do Wolfram, Soedi Azeredo, que também se preocupa com a segurança dos envolvidos. "Estamos cada vez mais apreensivos, porque o acesso acaba ficando facilitando. Ficamos vulneráveis sem este muro. Esta deveria ser uma obra emergencial", desabafa.

Licitação

A secretaria Estadual de Educação informou em nota que uma empresa saiu vencedora da licitação da obra do muro do Wolfram e que o governo do Estado aguarda ainda a liberação dos recursos.A secretaria Estadual de Obras e Habitação não deu retorno à reportagem sobre o assunto. Enquanto isso, a comunidade escolar segue contando apenas com uma tela improvisada para isolar o local.

Entenda o caso

Em abril, a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) afirmou que o processo para reforma da estrutura havia sido aberto e se encontrava na 2ª Coordenadoria de Obras Públicas (CROP), que finalizava o projeto e o orçamento da obra. Ao ser questionada novamente, a 2ª CRE orientou que as informações fossem buscadas junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A assessoria de imprensa da Seduc, por sua vez, disse na época que a obra encontra-se na fase de elaboração de projeto. Agora, a Seduc relata que o entrave está na liberação do recurso financeiro para executar a obra.

Muro e outras melhorias

Segundo a secretaria Estadual de Educação, o recurso para a obra está incluído em um repasse previsto de R$ 343 mil, que contempla ainda a reforma da cobertura de algumas salas de aula. A demanda para as melhorias das salas teria sido feita bem antes e deve ser atendida juntamente com a obra do muro que desabou este ano. A seduc afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que as demandas devem ser executadas juntas e que não há como ter liberação de somente parte do recurso para priorizar a reconstrução do muro da escola. O prazo de conclusão das obras, após assinada a ordem de início, é de 90 dias, ainda conforme a Seduc.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.