Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Porto Alegre

Entenda as mudanças no aeroporto Salgado Filho

Espaço concentra agora todas as operações de passageiros no Terminal 1

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 21.09.2019 às 20:18 Última atualização: 22.09.2019 às 09:52

Foto por: Fernando Lopes/GES
Descrição da foto: Aeroporto Internacional de Porto Alegre
Corredores iluminados e espaçosos, check-in amplo e contemporâneo, novas áreas de embarque e desembarque. Aos poucos, o brilho do renovado Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, conhecido como Aeroporto Internacional Salgado Filho, vai ofuscando a gloriosa memória do Terminal 2, também chamado de "aeroporto velho". Desde 15 de setembro, o espaço que seguia operando apenas voos da Azul Linhas Aéreas está desativado para operações com passageiros.

Dois grandes banners, um na chegada do principal terminal, localizado na Avenida Severo Dullius, e outro no tímido terminal secundário, na Avenida dos Estados, anunciam o fechamento do local, famoso pela obra do pintor Aldo Locatelli "A Conquista do Espaço" e pelo Terraço Panorâmico, local onde os visitantes, por meio de extensas janelas de vidro, tinham uma visão da pista de decolagem e pouso.

Aproveitamento

Chamado agora de Prédio Administrativo, o Terminal 2 passa a abrigar os escritórios da Fraport Brasil, empresa alemã que recebeu concessão do governo federal em 2017 para operar o aeroporto por 25 anos e assumiu a gestão em 1º de janeiro de 2018. Além disso, a Torre de Controle e algumas lojas e restaurantes ficam no ambiente.

Conforme a assessoria de imprensa da Fraport, a decisão de concentrar as operações em um único terminal faz parte do projeto de expansão do aeroporto. "Desta forma, todos os passageiros podem desfrutar de uma estrutura mais moderna e de um alto padrão de qualidade de serviços e segurança", informaram em nota.

Sinais do tempo

A pintura manchada e descascada das paredes, as rachaduras no concreto das escadas, luz turva mesmo em uma manhã de sol em Porto Alegre, elevadores parados, o silêncio do vazio. Alguns trabalhadores carregam escadas de um lado para o outro, percebem-se movimentações de que obras estão sendo feitas, mas a visão que se tem do Terminal 2 deixa claro que ele parou no tempo. Portas lacradas, seguranças para orientar, os antigos balcões de check-in já não têm mais vida.

Mesmo sem clientes à vista, algumas lanchonetes permanecem abertas. Os caixas eletrônicos seguem funcionando. Apesar de estar acessível para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, não há muito o que fazer no terminal. Aliás, quem gosta de observar a decolagem e pouso dos aviões deve aproveitar ainda o antigo terminal, pois os janelões do Terminal 1 que normalmente são usados para tal fim estão fechados para reformas do ambiente.

Vai deixar saudades

Foto por: Fernando Lopes/GES
Descrição da foto: Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
A movimentação de equipes de trabalho é intensa no Terminal 1. A Fraport segue realizando ajustes de sinalização e salienta que as obras da fase 1B do contrato de concessão estão praticamente finalizadas. Concessionários que irão atuar no aeroporto também seguem em obras para abrir seus espaços. Independentemente da revitalização e modernização do local, há quem garante que sentirá falta do antigo terminal.

Taxista há dois anos, Rafael Vico fez todas as suas corridas desde o início na profissão para usuários do Terminal 2. Com o encerramento das atividades, levou o carro para o Terminal 1 na última segunda-feira, mas já está com saudade. "Apesar de ter menos movimento, era um espaço mais unido, todos eram muito gentis, gostei muito de trabalhar lá", enfatizou.

Como tudo começou

A primeira companhia aérea legitimamente brasileira, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), fez o voo comercial internacional de estreia no País entre Porto Alegre e Montevidéu, no Uruguai, em 1942. Alguns anos mais tarde, em 1951, o local que era chamado de Aeródromo São João passou a ser o famoso Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho que se destacou como ministro do Trabalho e da Aeronáutica, e o Terminal 2 entrou em funcionamento.

O "aeroporto velho", que foi palco de boas-vindas ao papa João Paulo II em sua visita a Porto Alegre em 1980, registrou a partida do presidente João Goulart, o Jango, após o golpe de Estado, recebeu com vibrações o time do Grêmio campeão do mundo em 1983, reuniu a torcida do Inter para abraçar mais uma vez o jogador D'Alessandro, em 2016, e teve até invasão da pista quando a atriz e cantora alemã Marlene Dietrich ficou minutos na capital em 1959, chegou a ser desativado em 2001. Isso porque, naquele ano, o Terminal 1 foi inaugurado. Alguns anos depois, em 2010, foi reaberto para utilização de voos domésticos da Azul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.