Corredores iluminados e espaçosos, check-in amplo e contemporâneo, novas áreas de embarque e desembarque. Aos poucos, o brilho do renovado Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, conhecido como Aeroporto Internacional Salgado Filho, vai ofuscando a gloriosa memória do Terminal 2, também chamado de "aeroporto velho". Desde 15 de setembro, o espaço que seguia operando apenas voos da Azul Linhas Aéreas está desativado para operações com passageiros.
Dois grandes banners, um na chegada do principal terminal, localizado na Avenida Severo Dullius, e outro no tímido terminal secundário, na Avenida dos Estados, anunciam o fechamento do local, famoso pela obra do pintor Aldo Locatelli "A Conquista do Espaço" e pelo Terraço Panorâmico, local onde os visitantes, por meio de extensas janelas de vidro, tinham uma visão da pista de decolagem e pouso.
Aproveitamento
Chamado agora de Prédio Administrativo, o Terminal 2 passa a abrigar os escritórios da Fraport Brasil, empresa alemã que recebeu concessão do governo federal em 2017 para operar o aeroporto por 25 anos e assumiu a gestão em 1º de janeiro de 2018. Além disso, a Torre de Controle e algumas lojas e restaurantes ficam no ambiente.
Conforme a assessoria de imprensa da Fraport, a decisão de concentrar as operações em um único terminal faz parte do projeto de expansão do aeroporto. "Desta forma, todos os passageiros podem desfrutar de uma estrutura mais moderna e de um alto padrão de qualidade de serviços e segurança", informaram em nota.
A pintura manchada e descascada das paredes, as rachaduras no concreto das escadas, luz turva mesmo em uma manhã de sol em Porto Alegre, elevadores parados, o silêncio do vazio. Alguns trabalhadores carregam escadas de um lado para o outro, percebem-se movimentações de que obras estão sendo feitas, mas a visão que se tem do Terminal 2 deixa claro que ele parou no tempo. Portas lacradas, seguranças para orientar, os antigos balcões de check-in já não têm mais vida.
Mesmo sem clientes à vista, algumas lanchonetes permanecem abertas. Os caixas eletrônicos seguem funcionando. Apesar de estar acessível para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, não há muito o que fazer no terminal. Aliás, quem gosta de observar a decolagem e pouso dos aviões deve aproveitar ainda o antigo terminal, pois os janelões do Terminal 1 que normalmente são usados para tal fim estão fechados para reformas do ambiente.
Taxista há dois anos, Rafael Vico fez todas as suas corridas desde o início na profissão para usuários do Terminal 2. Com o encerramento das atividades, levou o carro para o Terminal 1 na última segunda-feira, mas já está com saudade. "Apesar de ter menos movimento, era um espaço mais unido, todos eram muito gentis, gostei muito de trabalhar lá", enfatizou.
A primeira companhia aérea legitimamente brasileira, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), fez o voo comercial internacional de estreia no País entre Porto Alegre e Montevidéu, no Uruguai, em 1942. Alguns anos mais tarde, em 1951, o local que era chamado de Aeródromo São João passou a ser o famoso Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho que se destacou como ministro do Trabalho e da Aeronáutica, e o Terminal 2 entrou em funcionamento.
O "aeroporto velho", que foi palco de boas-vindas ao papa João Paulo II em sua visita a Porto Alegre em 1980, registrou a partida do presidente João Goulart, o Jango, após o golpe de Estado, recebeu com vibrações o time do Grêmio campeão do mundo em 1983, reuniu a torcida do Inter para abraçar mais uma vez o jogador D'Alessandro, em 2016, e teve até invasão da pista quando a atriz e cantora alemã Marlene Dietrich ficou minutos na capital em 1959, chegou a ser desativado em 2001. Isso porque, naquele ano, o Terminal 1 foi inaugurado. Alguns anos depois, em 2010, foi reaberto para utilização de voos domésticos da Azul.