Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Haja paciência...

Obras e lentidão na BR-116 seguem ao longo da semana

Engarrafamento quilométrico marcou a volta do feriadão

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 24.09.2019 às 10:23 Última atualização: 24.09.2019 às 10:25

Foto por: Diego da Rosa/GES
Descrição da foto: Filas: 116 ficou trancada na pista central e na lateral do sentido interior-capital em São Leopoldo
Paciência foi a palavra de ordem nesta segunda-feira (23) pós-feriadão, com muita lentidão -  e minutos de parada total no tráfego - na BR-116, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, no sentido interior-capital. O motivo: as obras de recapeamento.  A manutenção deixou a rodovia em meia-pista no já problemático trecho leopoldense entre a Scharlau e a ponte do Rio dos Sinos. Para piorar a situação, conforme a equipe da Polícia Rodoviária Federal,  o fluxo do dia foi realmente acima do normal na rodovia, que tem uma média diária de, aproximadamente, 100 mil veículos.

Um dos motivos do fluxo mais acentuado estaria relacionado com o retorno do feriadão da Serra em direção à região metropolitana, conforme avaliação da comunicação da PRF. Com fluxo intenso logo no início da manhã, por volta do meio-dia uma fila de automóveis se estendia pela avenida Caxias do Sul. Às 13h30, o engarrafamento já alcançava a Avenida Sete de Setembro. O fluxo intenso provocou congestionamentos, também, em vias urbanas de São Leopoldo, como na Avenida Mauá e na Ponte 25 de Julho. Alguns motoristas chegaram a demorar quase uma hora e meia para ir do viaduto da Scharlau até o Centro de São Leopoldo, trajeto que pode ser feito em menos dez minutos.

A obra

O congestionamento anormal, entre os quilômetros 244 e 248, teve como motivo as obras de fresagem e recomposição do pavimento da pista principal da BR-116, que devem se estender até sexta-feira (27), nos dois sentidos, conforme a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit/RS), por meio da Unidade São Leopoldo.

Outro problema apontado pela PRF foi um acidente com caminhão, no km 245, próximo do viaduto da Scharlau. "Durante a manhã o movimento foi ainda maior, assim como a lentidão. Haviam muitos carros parados", comenta um frentista do posto Shell localizado às margens da rodovia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.