Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Boa ação

Estudantes de escola pública desenvolvem pesquisa que ajuda a combater o zika

Pesquisa feita por alunos da Fundação Liberato aponta eficácia na redução da ação do vírus

Por Bruna Mattana
Publicado em: 01.10.2019 às 19:48

Foto por: Arquivo pessoal
Descrição da foto: Matheus e Giovana com prêmios conquistados em feiras de iniciação científica
O combate ao zika é missão de Matheus Faleiro e Giovanna Kaminski, do curso técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A dupla, de 19 anos, desenvolveu um projeto de pesquisa para avaliação da atividade tóxica e antiviral de um composto químico contra o vírus. "Como resultados, a molécula não apresentou toxicidade para o ser humano e, além disso, mostrou a capacidade de reduzir em 54% a ação do vírus, sendo resultado promissor", pontua Matheus.

Pelo trabalho, a dupla foi premiada na feira Infomatrix Brasil, realizada em Araranguá (SC), onde ganhou o 1º lugar geral, uma bolsa de estudos de idioma na Hancock International College, na Califórnia, a publicação da pesquisa na revista científica internacional Orama - Solacyt e o credenciamento para a Feria de La Ciencia de Sevilla, na Espanha.

Na 7ª Ifcitec, organizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Canoas, levaram o 1º lugar na área Ciências Exatas e Biológicas e, participando da feira interna da Fundação Liberato (Feicit), receberam o credenciamento para a Mostratec.


Ajuda

Os estudantes criaram uma campanha de financiamento coletivo para participar da feira na Espanha. A intenção é angariar R$ 15 mil para cobrir os custos com a viagem. O link para ajudar é vaka.me/720320.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.