Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 'Ele é frio', afirma delegado

Adolescente confessou que planejava matar estudantes de escola em Nova Santa Rita

Polícia Civil deteve, na manhã desta sexta-feira, jovem que planejava atacar com faca ou machadinha. Suspeita é que crime aconteceria nos próximos dias

Por Leandro Domingos
Publicado em: 04.10.2019 às 13:10

AMEAÇA REAL: máscara apreendida pela Polícia Civil na casa do suspeito é semelhante a que foi usada no massacre de Suzano, em São Paulo Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL
Foi em janeiro que a Polícia Civil de Canoas interceptou mensagens de um adolescente de Nova Santa Rita que dizia planejar matar com faca ou machadinha estudantes de uma escola do município. A apuração começou então a reunir elementos que identificassem se a ameaça era real ou não. E quem seria o autor. A investigação foi intensificada na última semana, resultando na ação policial desencadeada na manhã desta sexta-feira (4), quando os policias foram até a casa do estudante e deram fim à ameaça.

A operação policial foi organizada pelo serviço de inteligência da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) junto a agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Brigada Militar (BM). Conforme o delegado Mario Souza, o menor confessou que planejava matar com faca ou machadinha ainda neste mês de outubro. "A ameaça era real. Não era conversa fiada. Estamos mantendo o adolescente sob custódia e vamos ouvi-lo com calma para esclarecer tudo que seria feito. E como", esclarece o diretor da 2ª.

A Polícia suspeita que outras pessoas também estivessem fazendo parte dos planos, algo que só será revelado quando os peritos conseguirem quebrar o sigilo do celular e do computador do suspeito. "Ele não tinha nenhuma arma em casa, mas mantinha uma espécie de santuário com centenas de artigos relacionados à supremacia branca e Adolf Hitler", aponta.

O que mais assustou o delegado foi a tranquilidade com que o jovem encarou a situação. "Ele é frio, não demonstrando qualquer arrependimento sobre o que tem em mente."

Brigada Militar vai reforçar o policiamento ostensivo próximo a escola que seria alvo da ação

Embora o estudante tenha sido capturado, a polícia continua preocupada quanto a ameaça. A dúvida é com relação a rede de contatos que era mantida pelo suspeito. Ainda não se sabe se ele tinha "amigos" em Nova Santa Rita. Tanto que o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) garantiu que vai manter a instituição que seria o alvo sob vigilância. O nome da escola não foi divulgado a fim de não causar pânico nos moradores. Também a identidade do suspeito não será revelada pela Polícia Civil, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Adoração cega a Adolf Hitler e a Ku Klux Klan

De acordo com a Polícia Civil, o estudante mantinha no tal santuário em casa centenas de artigos de revistas, filmes e livros relacionados ao líder nazista Adolf Hitler e a também a Ku Klux Klan, organização racista americana que também prega a supremacia branca. Os próprios pais se diziam preocupados com a conduta do jovem, mas não imaginavam que seu comportamento chegasse a este ponto. "Os pais são pessoas simples e não acredito que exercessem qualquer influência negativa no filho", aponta Mario Souza. "Esta coisa de ficar adorando o nazismo e os encapuzados da Ku Klux Klan era só dele. Um fanatismo doentio e cego que cresceu de forma descontrolada."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.