Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Instalação

Na semana da criança, exposição debate principais problemas em relação à infância

Intervenção na Universidade Feevale aborda temas como alimentação e medicalização da infância, ao trabalho infantil e violência sexual contra crianças

Publicado em: 07.10.2019 às 14:18 Última atualização: 07.10.2019 às 14:19

Exposição Infâncias, Violências &Mídia no Século XXI, na Universidade Feevale, pretende dialogar sobre o lugar social das crianças na contemporaneidade Foto: Lídia Dutra/Criança na Mídia-divulgação
Foi aberta na última sexta-feira (4) a exposição Infâncias, Violências & Mídia no Século XXI, na Universidade Feevale, que pretende dialogar sobre o lugar social das crianças na contemporaneidade. A exposição acontece no térreo da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, no Campus II da Universidade Feevale ao longo do mês de outubro. A instalação é uma proposição do grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Educação, Comunicação e Cultura, que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores/as de diferentes áreas, para pensar a relação entre mídia e infância.

Na instalação, estão expostos itens relacionados às crianças concretizados em manequins, vídeos, objetos de trabalho, além de fotografias. A linha em comum entre todos os temas, são notícias veiculadas na mídia sobre o assunto. Entre os tópicos abordados estão o casamento infantil, a situação de crianças imigrantes, aspectos relacionados à alimentação e medicalização da infância, ao trabalho infantil e violência sexual contra crianças.

“O lugar social das crianças precisa do olhar atento e vigilante da sociedade para ser problematizado”, diz a professora doutora Saraí Schmidt, que coordena o grupo de pesquisa.

As situações observadas nesta intervenção remetem a experiências marcadas por diferentes tipos de violência, e são uma iniciativa preparatória para o debate no próximo evento bienal Criança na Mídia. Após tratar de temas como consumo, gênero e discriminação, o seminário de 2020 pretende tratar como assunto principal as violências contra crianças.

Exposição Infâncias, Violências &Mídia no Século XXI, na Universidade Feevale, pretende dialogar sobre o lugar social das crianças na contemporaneidade Foto: Lídia Dutra/Criança na Mídia-divulgação

“A proposta é criar uma aproximação do público com as realidades apresentadas, possibilitando assim, uma reflexão sobre a importância da discussão sobre temáticas que envolvem o universo infantil contemporâneo e os diferentes tipos de opressões que inúmeras crianças são expostas desde a mais tenra idade, colocando em evidência as narrativas midiáticas construídas sobre estas infâncias”, finaliza Saraí.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.