Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Crime é investigado

Tensão e alívio: entenda os detalhes do roubo de carro com bebê em São Leopoldo

Delegado Marcelo Kaner afirma que já tem informações robustas sobre o autor do crime

Por Jean Peixoto
Publicado em: 21.10.2019 às 06:00 Última atualização: 21.10.2019 às 08:14

Pais da menina de 1 ano e 5 meses ficaram aliviados com a filha nos braços novamente Foto: Diego da Rosa/GES
A tarde do domingo (20) foi de medo e pânico para um casal de São Leopoldo. Por volta de 12h15, uma criança de 1 ano e 5 meses foi levada por um assaltante dentro de automóvel roubado, enquanto a mãe estacionava. Na fração de segundos em que Viviane Lima de Oliveira, 32 anos, desceu de seu carro, um Fiat Uno branco, para abrir o portão da escola preparatória onde trabalha, IAC Concursos, na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua João Neves de Fontoura, no Centro de São Leopoldo, o criminoso anunciou o assalto.

"Foi terrível. Eu fui em cima dele. Tentei tomar a chave, ele me pegou pelo braço, me empurrou e eu caí. Machuquei meus joelhos. Minhas pernas estão doendo. Por pouco, ele não passa por cima de mim com o carro. Saiu com as portas abertas e cantando pneus", conta Viviane. O homem levou seu celular e documentos, além da filha, Maria, que dormia na cadeirinha, no banco traseiro.

Uma força-tarefa integrada, que incluiu Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e até o Batalhão de Aviação da Brigada Militar foi montada para localizar o veículo. Após cerca de 1 hora e 45 minutos de angústia, o automóvel foi localizado em frente ao 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM), em São Leopoldo, com a pequena Maria em seu interior, sã e salva. O soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Portão, Denilson da Silva Oliveira, 30 anos, pai da criança, chegou ao local por volta de 14 horas. Emocionado, recebeu a filha em seus braços das mãos de uma agente da Brigada, que também estava aos prantos.

Na sequência, a menina foi encaminhada ao Hospital Centenário com os pai e a mãe para realizar exames e, posteriormente, se deslocaram até a 1ª Delegacia de Polícia (DPPA) de São Leopoldo para prestar depoimento.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) chegou ao local por volta de 14h30 para analisar o automóvel. Conforme a técnica que realizou o procedimento, não foram encontrados indícios de violência ou agressão à criança no veículo.

Perseguição

O pai estava de plantão quando recebeu a notícia. "Foi muito tenso. Eu estava em Portão. Na mesma hora peguei a minha moto e saí", conta Denilson. Com o braço enfaixado, devido ao tombo que caiu da moto durante a perseguição, o pai agradece o envolvimento das forças policiais. "Eu gostaria de agradecer todo o apoio recebido da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militares e da Polícia Civil que, mesmo com o governador não pagando os seus salários em dia, realizaram um trabalho de excelência. Agradecemos também à comunidade que se mobilizou nas redes sociais para nos ajudar", destaca.

Investigação

Criança levada junto com carro (Uno branco) ficou quase duas horas em poder de assaltante, em São Leopoldo Foto: Jean Peixoto/GES-Especial
Embora o suspeito não tenha sido localizado, o delegado Marcelo Kaner, titular da 1ª DPPA, aponta que a investigação está avançando. "Posso adiantar que temos um conjunto robusto de informações acerca do autor", comenta. O delegado afirma, ainda, que não há indícios de outros envolvidos. "Ainda não temos informações sobre a participação de nenhuma outra pessoa. A hipótese não está descartada, mas provavelmente ele estava sozinho."

O delegado reitera que as imagens das câmeras de segurança do entorno serão analisadas. "As imagens estão sendo coletadas de diversos pontos da cidade. Depois, elas precisam ser concatenadas", explica.

O impasse dos roubos de veículos

Os roubos de veículos são um problema recorrente em São Leopoldo. Entre janeiro e setembro deste ano, 436 ocorrências foram registradas, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP). Só no último mês, 47 registros. No entanto, este índice vem diminuindo lentamente nos últimos anos.

Quase 2 horas de terror

Distância entre o ponto do roubo e o local onde o carro com a criança foram deixados é de 1,3 km.

 

União de forças foi crucial para o desfecho

O tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos Santos comenta sobre a importância da união de esforços. "Diante da mobilização de vários policiais de diferentes segmentos, houve a troca de informações por diversos meios, até que nos chegou a informação de que o veículo estaria nas proximidades." Ele conta que no primeiro momento, a prioridade dos agentes foi verificar se a criança estava bem. "Nós tivemos muita sorte. A mobilização dos efetivos foi importantíssima."

Buscas

Segundo o comandante do 25ª BMP de São Leopoldo, o tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos Santos, o efetivo foi reforçado devido ao envolvimento de uma criança. "A esposa nos informou e nesse momento intensificamos as buscas, inclusive, com policiamento aéreo."

 

Roubos

- 8.643 roubos de veículos foram registrado no RS entre janeiro e setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.