Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Vertentes culturais

História, arte e cultura unem o passado e o presente na Hamburgerberg Fest

Festa acontece nos dias 26 e 27 de outubro no bairro Hamburgo Velho

Publicado em: 22.10.2019 às 05:00 Última atualização: 22.10.2019 às 09:37

Música de variados estilos fazem parte da programação elaborada pela organização Foto: Inézio Machado/GES-OUT/18
A 22ª Hamburgerberg Fest ocorre nos dias 26 e 27 de outubro. As atividades vão unir história, arte e cultura em uma celebração que harmoniza o passado e o presente da cidade de Novo Hamburgo, interage com a comunidade e promove a integração entre várias vertentes culturais. A programação foi pensada para atender as preferências do público de diferentes faixas etárias.

O evento ocorrerá no Centro Histórico de Hamburgo Velho, onde parte da história do Vale do Sinos ficou guardada e preservada. Em 2015, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Hamburgerberg Fest vai reunir música, dança, gastronomia, exposições artísticas, artesanato, percurso das casas históricas, cinema de rua e muitas outras atrações. O Biergarten, neste ano, estará no Jardim do Coreto, em frente à Fundação Scheffel.

E entre os atrativos típicos da gastronomia alemã, haverá o Frühstück. O Museu de Arte Scheffel e a Casa Schmitt-Presser estarão abertos para visitação.

A programação musical oferecerá diversos estilos (blues, rock, jazz), além da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, a Caxias Ensemble Orchestra, o conjunto instrumental Blaska, a bandinha típica alemã Quebra-galho e grupos de danças folclóricas alemãs.

Haverá ainda caminhada fotográfica e palestra, Jardim das Artes, Circuito das Artes (com visitação aos ateliês e à exposição do chargista Tacho), exposições de veículos antigos, intervenções cênicas, Espaço Kinder com oficina de artes visuais e Espaço Pet.

Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

A origem

As primeiras edições da Hamburgerberg Fest ocorreram na década 1980, promovidas pelo artista Ernesto Frederico Scheffel e um pequeno grupo de moradores, com o objetivo de divulgar, valorizar e preservar o patrimônio histórico do bairro que deu origem a Novo Hamburgo.

O festejo resgatava tradições dos imigrantes alemães - colonizadores do Hamburgerberg (atual Hamburgo Velho) - mas dialogava com a modernidade, dando lugar para manifestações culturais da cidade.

casas históricas que estão no perímetro da festa integram o roteiro das visitas guiadas.

Os imóveis são tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"Festival que celebra a arte e a cultura", diz Angelo

A 22ª edição da Hamburgerbergfest alia o atual e o antigo, a comida de origem alemã e as comidas de rua, as novas tendências em cervejarias artesanais e a arte contemporânea. "A Hamburgerberg Fest é um festival que reúne as pessoas numa grande celebração às artes e à cultura de nossa região", ressalta o coordenador geral da Hamburgerberg Fest e curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer. A entrada será gratuita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.