Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança pública

Mais seis cidades da região querem implantar cercamento eletrônico

Sistema de R$ 4,8 milhões ainda está em fase de instalação, mas Associação de Municípios tem reunião nesta sexta-feira em busca de recursos para ampliar o monitoramento

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.11.2019 às 05:00 Última atualização: 29.11.2019 às 07:46

Começam as instalações de câmeras do cercamento eletrônico Dois Irmãos 2019 Foto: Juarez Machado/GES
Além dos seis municípios que já estão recebendo o cercamento eletrônico, segundo a presidente da Associação dos Municípios dos Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) e prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, a associação buscará verba para ampliar o monitoramento em outras cidades da região. Atualmente, recebem os kits de câmeras de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) Campo Bom, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Dois Irmãos.

A verba, de R$ 4,8 milhões para a instalação, é oriunda da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em encontro que será realizado nesta sexta-feira (29), o objetivo é conversar com deputados estaduais e federais, no intuito de buscar verbas, por meio de emendas parlamentares, para cidades que não foram contempladas, entre elas Estância Velha, Nova Hartz, Araricá, Morro Reuter, Ivoti e Presidente Lucena.

"Estamos vendo o que é possível para auxiliar esses municípios para que também tenham o cercamento eletrônico. Quanto mais cidades contempladas, mais segurança teremos, pois o crime migra. Como são cidades menores, precisaríamos de menos recursos".

Funcionamento

Segundo o diretor da DGT Tecnologia em Segurança, empresa responsável pela execução da obra, Lucas Arruda, o prazo para entrega do cercamento é 29 de dezembro. "Em Lindolfo Color, o sistema já está operando".

Ele ressalta que câmeras de videomonitoramento tem foco na leitura das placas dos veículos, mas funcionam de forma inteligente, gravando cada evento que se passa. "Existe um software de análise de investigação que consegue informar todas as características, como cor da camisa de quem dirige, se é homem ou mulher, em questão de segundos", explica.

Câmeras privadas reforçam segurança

Em Novo Hamburgo, está em andamento um projeto que amplia a rede de monitoramento por meio de uma parceria com a comunidade. Imagens geradas a partir de câmeras particulares - de empresas, entidades, residências e condomínios - também poderão ser analisadas pela Guarda Municipal.

 

Tecnologia para monitorar veículos

Segundo Arruda, as câmeras de leitura de placa serão conectadas ao banco de dados do Estado. "Cada veículo que for captado pela câmera, o software irá enviar as informações, e na mesma hora, irá informar se o veículo é furtado, está sob investigação, clonado". As imagens serão operadas pela Brigada Militar e Guarda Municipal.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.