Publicidade
Notícias | Região Para desafogar a BR-116

Mobilização Juntos pela 448 busca que obra de extensão comece em 2021

Intenção das lideranças é reunir as comunidades do Vale do Sinos à Serra para que projeto e verbas estejam aprovadas em 2020

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 16.12.2019 às 04:00 Última atualização: 16.12.2019 às 07:19

Lideranças políticas e empresariais e comunidades dos Vales dos Sinos e Caí, região metropolitana e Serra estiveram no encontro que ocorreu em Portão Foto: Diego da Rosa/GES
Juntos pela BR-448. Esse é o nome do grupo formado por lideranças da região em prol de um objetivo único: a extensão da BR-448 até o município de Portão. No último sábado (14), uma nova mobilização reuniu tais lideranças, empresariais e políticas, comunidades dos Vales dos Sinos e Caí, Região Metropolitana e Serra Gaúcha e representantes de diversas entidades, na antiga Casa das Cucas, na RS-240, em Portão. O prefeito de Portão, José Renato das Chagas deu as boas-vindas a todos e conclamou a união pela extensão da rodovia. Presente ao ato que lançou a coleta de assinaturas para abaixo-assinado em prol da extensão.

O deputado federal Lucas Redecker lembrou que, logo após a eleição, em visita ao Grupo Sinos, foi motivado pelo fundador Mario Gusmão da importância da extensão da 448 e, face a isto, criou no Congresso Nacional a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448.

Juntos

"Juntos pela BR-448 é uma mobilização para que a gente tenha a condição de elegermos uma pauta específica que une a todos. Nós entendemos que a 448 garante a condição de desenvolvimento, não apenas das nossas regiões, mas é a garantia de desenvolvimento e progresso do Rio Grande do Sul", disse o prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Guilherme Pasin.

Assinaturas

O ato serviu para reforçar a necessidade de manter a união pelo projeto e também lançou uma nova atividade: a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em prol da extensão. "Precisamos fazer todos entenderem, na nossa região, que precisamos trabalhar unidos para dar subsídios aos nossos coordenadores das frentes parlamentares, de informações, de mobilizações, de estrutura, de ânimo, para que eles possam realmente defender esse que é um pleito muito importante", explanou o prefeito, que entregou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro, falando sobre o projeto, durante a cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no início do mês.

Frente estadual também mobilizada

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da 448 na Assembleia, o deputado estadual Issur Koch destacou que a pauta é nacional e reiterou que o prazo é até abril para que o estudo de viabilidade seja entregue. "A partir daí, nosso papel é manter a corda esticada para que esse estudo não se torne defasado." Ele também mencionou que é muito importanteo papel da imprensa. No decorrer da reunião, várias outras lideranças também apoiaram o movimento.

2021

Intenção é aprovar o

projeto, buscar verbas em

2020 e iniciar a obra de

extensão no ano seguinte.

Lideranças reunidas

Além de Redecker, falaram também no evento de sábado os deputados federais Ronaldo Santini e Dionilso Marcon. Participaram também do encontro André Roncatto (vice-presidente Fecomércio RS); Marco Kirsch (diretor de relações institucionais da ACI-NH, Campo Bom e Estância Velha); José Soares (CIC Caxias); Edson Morello (CICS Serra); Dary Pissetti (presidente da CICS Portão); Gilberto Durante (diretor geral da Expobento). Conforme informações da organização do encontro, estiveram em Portão representantes da Associação dos Municípios do Vale do Caí, da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, do Parlamento Regional, MobiCaxias, Cisga, G30 Serra, Corede Serra, CICS Caxias, CICS Farroupilha, CICS Bento, Fiergs e Federasul.

Dentro do prazo

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 no Congresso, deputado federal Lucas Redecker, salientou que o cronograma de projetos está dentro do prazo e que a partir da conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), no primeiro semestre do ano que vem, as mobilizações devem ser ainda maiores. "Em virtude de que será o momento da definição de qual vai ser o caminho que a 448 vai tomar."

O fundador do Grupo Sinos, Mario Gusmão, também esteve presente no ato. "Os nossos jornais continuarão, todos os dias, todas as semanas, mobilizados para a continuidade da 448, que é uma obra da maior importância para o Estado. O Estado deve dar um salto de qualidade. Portão está numa área privilegiadíssima. A cidade vai sediar, dentro de alguns anos, o Aeroporto Internacional do Rio Grande do Sul, e a 448 é uma obra que faz parte desse contexto. Nós precisamos pensar grande no nosso Estado e não apenas no hoje ou amanhã. A 448 é uma necessidade imediata para o nosso Estado e para o Brasil."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual