Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Economia

Hospital de Parobé recebe implantação de usina de energia solar fotovoltaica

Além dos painéis, a RGE também instalou 171 lâmpadas LED no São Francisco de Assis

Publicado em: 27.12.2019 às 06:00 Última atualização: 27.12.2019 às 09:27

As placas fotovoltaicas estão previstas para entrar em operação nas próximas semanas Foto: Divulgação
O Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, recebeu, recentemente, da RGE, a instalação de uma usina de energia solar fotovoltaica, a reforma do telhado para suportar as placas e a troca de lâmpadas do sistema de iluminação interna da instituição. A estrutura passará a gerar energia elétrica para a casa de saúde. O investimento da distribuidora na instituição foi de R$ 189,3 mil, sem considerar a reforma no telhado.

Ao todo, 171 lâmpadas foram substituídas pela tecnologia LED no prédio da instituição. Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol instalada no telhado do hospital possui um sistema com capacidade instalada de 39 kWp (quilo-watt pico). A instalação ficará sob análise da RGE por um ano, a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes.

De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a usina tem capacidade para gerar 50 MWh por ano, isso é equivalente a 5% de todo o consumo de energia da instituição. Com essas ações, o hospital terá uma economia estimada em R$ 19,3 mil anual. A entrada em operação da usina de energia solar está prevista para as próximas semanas.

Otimização de recursos

Além disso, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as antigas e têm vida útil de cerca de 25 mil horas. "Com a economia gerada, a instituição terá a possibilidade de investir parte da verba que antes era destinada à conta de luz para outros setores e outras necessidades internas", comenta a consultora de Negócios da RGE, Elisandra Castro. O Hospital São Francisco de Assis atende Parobé e outros municípios da região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.