Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Previsão do tempo

Calor intenso deve permanecer até a próxima quarta-feira na região

No sábado, as máximas ultrapassaram os 40 graus em Campo Bom e São Leopoldo, segundo a MetSul

Publicado em: 29.12.2019 às 10:34 Última atualização: 29.12.2019 às 11:58

Máximas ultrapassaram os 40 graus em, pelo menos, sete cidades neste sábado (28) Foto: Arquivo/GES
O calorão escaldante deve permanecer na região até quarta-feira (1). No sábado (28), de acordo com a MetSul Meteorologia, as máximas ultrapassaram os 40 graus em, pelo menos, sete cidades, entre elas Campo Bom e São Leopoldo. Neste domingo (29) e na segunda-feira (30) a previsão é de que os termômetros voltem a registrar calor intenso, novamente batendo a marca dos 41 graus. Na terça-feira (31) a máxima prevista é de 37 graus. Já na quarta-feira (1) com previsão de chegada da chuva, os termômetros devem registrar máximas de 29 graus. 

O calor recorde exige cuidados especiais com a saúde e também com o meio ambiente. Durante a sequência de dias quentes, será necessário se hidratar muito e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia. A alta temperatura pode trazer o que se chama de choque de calor que, em alguns casos, pode ser até fatal. Especial cuidado com idosos. Animais domésticos também merecem atenção sob calor extremo. 

A persistência do tempo seco associada ao quadro de chuva abaixo da média nas últimas semanas eleva muito o risco de incêndio em vegetação. A temperatura bastante elevada com forte insolação trará um risco muito alto a extremo de incêndios. Por isso, a MetSul adverte que neste período muito quente deve se evitar o fogo como queima de lixo ou um simples gesto de não se jogar bituca de cigarro às margens de rodovias.

O calor pode gerar problemas na rede elétrica com cortes de energia e será preciso muito cuidado com aviários ante o risco de mortes de animais. Infra-estrutura como trens e aeroportos podem ter transtornos pela dilatação de trilhos (caso do Trensurb) e necessidade de resfriamento da pista com água em caso de aeródromos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.