Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança

Inauguração do presídio de Sapucaia do Sul vai ficar para 2020

Indefinição sobre ligação de água e esgotos da casa prisional impossibilitou inauguração em 2019, como era esperado pelo Estado

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 29.12.2019 às 14:10 Última atualização: 29.12.2019 às 14:13

Presídio terá capacidade para abrigar 600 detentos do regime fechado Foto: Diego da Rosa/GES
A expectativa do Estado de inaugurar o presídio de Sapucaia do Sul ainda neste ano não se concretizou. Apesar de a obra ter sido realizada dentro do tempo estimado, 10 meses, a abertura da casa prisional e o acolhimento aos primeiros detentos ficará como promessa para os primeiros meses do novo ano. A obra foi concluída no início do mês de novembro pela Verdi Sistemas Construtivos. Desde então o que barrou a inauguração foi a indefinição sobre a ligação de água e esgotos do local. Para agilizar este processo, o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, pediu ajuda à Prefeitura de São Leopoldo, alegando dificuldades do Estado em assumir esta demanda em função do tempo para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) atender as exigências legais.

O prefeito Ary Vanazzi, por sua vez, exigiu contrapartidas em troca da ajuda. Entre elas estavam o repasse de R$ 4 milhões ao Hospital Centenário, investimentos nas unidades de saúde que atendem a região e na segurança, a fim de ampliar ações preventivas no bairro São João Batista e na cidade.  Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) informou que já foi encaminhada ao prefeito Vanazzi uma contraproposta para a instalação e início da obra do esgoto sanitário."Ainda não tivemos resposta. De resto, estamos dentro do previsto. Expectativa, em caso de aceite do município de São Leopoldo, é de receber o TRD (Termo de Recebimento Definitivo) em 90 dias, quando a obra poderá ser inaugurada e iniciada a ocupação da casa", informa o texto.

A Prefeitura de São Leopoldo, no entanto, também por meio da assessoria de imprensa, disse não ter tido retorno do Estado ainda. A obra do presídio, que tem capacidade para 600 detentos do regime fechado, começou no dia 7 de janeiro deste ano. Orçada em mais de R$ 44 milhões, ela foi feita por meio de permuta. Em troca, a empresa ganhará o terreno do ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, salas do IPE e boxes de garagem.

Benefícios para Sapucaia
As vagas no novo presídio contemplarão a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo. Em troca do apoio prestado pela prefeitura para a implementação do presídio, Sapucaia ganhará uma nova sede para a Brigada Militar, aumento de efetivo na Polícia Civil, BM e Corpo de Bombeiros, mais viaturas e uma delegacia de polícia com plantão 24 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.