Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Fruta da estação

Feira em Taquara: melancia direto da lavoura ao consumidor

Feira vai até 3 de fevereiro. Na próxima semana, Parobé também terá comercialização da fruta na Praça Primeiro de Maio, entre os dias 10 e 19

Por Paulo Langaro
Publicado em: 06.01.2020 às 06:00

A Feira da Melancia de Taquara foi aberta na sexta-feira (3) e funcionará até 3 de fevereiro, na Rua Coberta, entre as ruas Marechal Floriano e Federação. O atendimento é das 8 às 20 horas sem fechar ao meio-dia. Além da melancia, vendida inteira ou em pedaços para ser degustada no local, são comercializadas verduras e outras frutas cultivadas pelos produtores agrícolas do município.

Os preços da melancia variam conforme o tamanho. As menores saem por 10 reais, por 20 reais é vendida a melancia média, e 30 reais a maior. Mas tem também a promoção de duas por 15. É só negociar. E os visitantes conhecerão a simpática vendedora Carine Teresinha da Silva, 38 anos. "Essa feira é uma oportunidade para vendermos nossos produtos. Além da melancia, temos melão, abóbora, berinjela e repolho", contou a produtora rural.

Carine se queixou que o calor intenso prejudicou um pouco a produção. "Protegemos alguns canteiros. Mesmo assim, algumas melancias queimaram um pouco." Um dos clientes de Carine é o aposentado Nelson Telles, 77. Morador do bairro Mundo Novo, em Taquara, fez sua compra na manhã de domingo. "Vou levar cortada e geladinha. Mas sempre é bom pedir pra calar (abertura ou corte) pra ver se a melancia está madurinha", recomendou Telles.

Quem também esteve na Feira neste domingo foi o "especialista" em melancias. O produtor rural Cláudio Pacheco deu explicações sobre a exótica melancia amarela na casca e na parte de dentro. "Produzo essa variedade nas minhas terras na Linha Caloni (Taquara) e Areia Branca (em Parobé). E posso garantir que não uso veneno. Aliás, tem muito produtor que acredita que enxada virou peça de museu. Não pode isso. Tem que capinar e não usar tanto veneno como estão usando", afirmou Pacheco.

Alteração

A Feira é promovida pela prefeitura de Taquara, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques, diz que a feira ocorreria no dia 20 de dezembro, porém a falta de chuva afetou a produção, como a demora no desenvolvimento da fruta. Por isso, a feira ficou para janeiro.

Plantio em setembro

Segundo a Emater, as melancias das variedades geórgia, topgun, crinston, staibrite e jubilee são as que melhor se adaptam ao clima do Estado e têm maior aceitação no mercado consumidor. Por isso, são as mais plantadas. O cultivo é feito de forma manual em covas, que ocorre no início do mês de setembro.

Festa da Melancia também em Parobé

Entre os dias 10 a 19 deste mês, a prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente da Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores de Parobé (Aprop) e com apoio da Emater, realizam a 14ª edição da Festa da Melancia. O evento ocorre na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio, com a participação de aproximadamente 22 produtores. Além da melancia e seus derivados, o visitante poderá adquirir vários produtos coloniais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.