Publicidade
Botão de Assistente virtual

Estiagem já afeta qualidade de grãos e preços de hortigranjeiros na região

Na feira do produtor rural de Novo Hamburgo o milho já está em falta em algumas bancas e o que sobrou teve pequeno reajuste no preço

Reportagem: Juliana Nunes

Irrigação garante as hortaliças da família Müller, mas ainda assim o calorão atinge o desenvolvimento das verduras Foto: Juarez Machado/GES
Na banca da agricultora Rosa Algayer Müller, 57 anos, na feira do produtor, os produtos são fresquinhos e variados. No entanto, há um mês falta um alimento bastante procurado pelos fregueses: o milho. Com a estiagem, a agricultora de Lomba Grande já perdeu boa parte da produção.

"O milho secou. A gente consegue ainda colher hortaliças, mas elas também são afetadas com o calor, não desenvolvem direito", conta Rosa, que também precisou mexer nos preços. "Tivemos que subir alguns alimentos, como alface, brócolis, couve. Em média, o reajuste é de 50 centavos", diz. Com outros feirantes é possível ainda encontrar o milho, mas são poucas opções e está, em média, 50 centavos mais caro o pacote.

As perdas

Em Novo Hamburgo, a cultura mais afetada pela seca é a do milho. Segundo o coordenador da Emater no Município, Carlos Roberto D'Ávila Rocha, os produtores registram 60% de perdas na produção do milho e em alguns casos a situação é de perda total.

"Fazemos visitas constantes. Tem uma propriedade em Lomba Grande que o produtor teve 100% de perda no milho, é uma tristeza só", avalia D'ávila, que também fala de outros produtos. "Toda a cadeia acaba sendo afeta, a produção de leite, carne. Na olericultura a perda é menor, mas ela existe. No momento chega a 30%", explica.

Falta de chuvas

Mesmo com a previsão de chuva para esta semana, o cenário não é animador. Conforme a meteorologista da MetSul Meteorologia Estael Sias, os meses de fevereiro e março também devem contar com chuva escassa.

"O cenário começou a se desenhar para uma estiagem longa a partir da segunda quinzena de novembro. Tivemos ondas de calor, redução nos volumes de chuva, e, sem contar, um fim de dezembro escaldante. Isso trouxe um cenário onde teremos pouca chuva, o que pode agravar mais ainda a situação de agora", observa.

Paranhana

O Vale do Paranhana também é afetado pela estiagem que assola o Estado. Em Riozinho, a prefeitura estima perdas de 60% na safra do feijão, 40% nas lavouras de milho, 30% na colheita da uva e 15% nas hortaliças.

Proposta coletiva

Na última segunda-feira (13), as federações das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Agricultura do Estado (Farsul), dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro) participaram de uma reunião com o governo do Estado para elaborar reivindicações e diminuir os impactos sociais e econômicos da estiagem.

Entre as solicitações estão: prorrogação de todas as dívidas dos produtores rurais que tenham origem no crédito rural pelo prazo de 120 dias, prorrogação das parcelas de todos os contratos de investimentos, repactuar em até 10 anos os valores do crédito agropecuário, mantendo os encargos contratuais e apoio estadual e federal para agricultores familiares e trabalhadores de baixa renda não segurados.

Supermercados ainda não foram afetados

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) garante que não há problemas, pois o que está sendo vendido não é resultado desta safra.

Danos sentidos na produção leiteira

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) alerta que a produção leiteira gaúcha, além de estar entrando no período de entressafra, já apresenta queda acentuada na captação de leite, provocada pela falta de pastagem verde no campo e pelo estresse ao animal. De acordo com o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, há perdas significativas também no desenvolvimento do milho para a silagem, que é produzido para nutrição do gado durante todo o ano.

Queda de 8%

A queda na produção de leite no mês de janeiro no Rio Grande do Sul chega a 8%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Publicidade

Gaúcha faz sucesso na Internet e ajuda pessoas a conquistar renda extra

Informe Editorial
Serviço

Unidade Integrada ou Emergência do Hospital? Unimed tira dúvidas de seus clientes

Região
ANÁLISE DE DESEMPENHO

Desempenho e estatísticas estão em evidência no futebol brasileiro

Esportes
Saúde

Lauro Reus intensifica sistema de classificação de risco

Região