Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Cruzada contra o tráfico

Polícia ataca nova facção que opera à margem dos temidos Manos e Balas

Conhecida em Canoas como Família Mathias Velho (FMV), quadrilha está na mira do Denarc; dois foram presos nas últimas 24 horas

Publicado em: 17.01.2020 às 10:20 Última atualização: 17.01.2020 às 11:02

Ofensiva da Polícia Civil mira diminuir força de organização que vem galgando espaço entre Balas e Manos que agem em Canoas Foto: POLÍCIA CIVIL/DIVULGAÇÃO
É difícil encontrar criminoso ligado ao tráfico de entorpecentes hoje que não tenha vínculo com as temidas facções dos Manos ou Balas na Cara na região metropolitana. Em Canoas, entretanto, uma nova organização tem crescido e dado muito trabalho para as polícias. A chamada Família Mathias Velho (FMV) entrou no radar da Polícia Civil desde o início do ano passado, após uma ocorrência de sequestro e morte de um adolescente.

Houve prisões e apreensões desde então, contudo a FMV continua dando o que falar. Agora, é a vez do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) mirar o bando de criminosos que tem expandido sua força já fora dos limites do Mathias.

Somente nas últimas 24 horas, foram dois traficantes presos ligados à facção. A primeira prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), quando a Civil levou à cadeia um homem, flagrado em um conhecido ponto da movimentada Rua Florianópolis vendendo buchinhas de cocaína e pedras de crack. Ele tinha mil reais em dinheiro no momento em que foi capturado pelos agentes.

Já na noite de quinta, os policiais retornaram ao local e capturaram mais um traficante. Ele tinha R$ 500 em dinheiro no bolso, telefone um celular e centenas de buchinhas de cocaína e porções de maconha.

De acordo com o delegado Alencar Carraro, que coordena ação em torno do grupo através da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), o Denarc tem recebido denúncias frequentes da exposição excessiva dos criminosos, que não respeitam hora do dia ou a presença de crianças para comercializar entorpecentes.

Na noite de quarta-feira (15), os agentes da 3ª DIN já haviam tentado a captura de uma mulher vista traficando na área, mas ela escapou. "Esperamos que estas prisões possam dar um pouco de tranquilidade à comunidade", frisa. "Porém, vamos voltar ao local quantas vezes for necessário até eliminar aquele ponto de distribuição."

Todas as denúncias são apuradas, avisa delegado

Por fim, Carraro aponta que a operação é mais uma a integrar a estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas. Novas denúncias podem ser repassadas para o disque-denúncia do Denarc no telefone 0800 518518. "É interesse da Polícia Civil e do Denarc retirar as drogas das ruas e colocar na cadeia traficantes, então qualquer um pode colaborar denunciando anonimamente este tipo de prática criminosa", prossegue. "Todas as denúncias estão sendo apuradas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.