Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Fepam determina redução de 30% da vazão de lançamento de efluentes no Sinos e Gravataí

Falta de chuvas castiga também plantações na região

Publicado em: 04.02.2020 às 14:28 Última atualização: 04.02.2020 às 21:49

Rio dos sinos com bancos de areia, pode ser atravessado a pé . Foto: Inézio Machado/GES
Devido à escassez de chuva na região, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) determinou que todas as indústrias que realizam lançamento de efluentes líquidos em recursos hídricos das bacias dos rios do Sinos e do Gravataí, direto ou via rede pública, reduzam em 30% a sua vazão de lançamento. Segundo o órgão, isso deve ocorrer sempre que os rios estiverem abaixo de sua condição de vazão de referência.

Para o Rio dos Sinos a vazão de referência é 15,9 m³/s - medida na estação de Campo Bom -, e para o Gravataí a vazão de referência é 3,74 m³/s - medida na estação Passo das Canoas - Auxiliar.

Estiagem preocupa

Efeitos da estiagem na região 2020 Foto: Juarez Machado/GES
Como já noticiado pela reportagem do Jornal NH, esta é a mais severa estiagem dos últimos sete anos e já afeta produtores em todo o Estado, causando prejuízos também na região. Segundo a MetSul Meteorologia, a estiagem em solo gaúcho deverá ocorrer, também, ao longo do mês de fevereiro, com retorno organizado das chuvas a partir do mês de março. Ao todo, 81 municípios já decretaram situação de emergência e 11 outros já registraram a situação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.