Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Nova estratégia

Corsan começa a tirar água de poço artesiano para abastecer Nova Petrópolis

Cidade enfrenta possibilidade de desabastecimento devido à estiagem

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 09.02.2020 às 18:07 Última atualização: 09.02.2020 às 18:16

Na quinta-feira, equipes da Corsan trabalhavam na instalação da bomba para iniciar a operação do poço já perfurado em São José do Caí Foto: Kassandra Dorneles/ Prefeitura Nova Petrópolis
A cidade de Nova Petrópolis corre sério de risco de desabastecimento devido à estiagem que atinge o Estado. A principal fonte de água para abastecer cerca de 15 mil moradores, a Barragem de Santa Izabel, está com o nível abaixo do normal. Como medida emergencial, desde a manhã deste domingo (9), a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) tem coletado água de um poço artesiano para poder abastecer a cidade.

A captação é feita em um poço na localidade de São José do Caí, próximo ao limite de Caxias do Sul. De lá, caminhões-pipa trazem água para a Estação de Tratamento que fica no Centro de Nova Petrópolis. Na quinta-feira, equipes da Corsan fizeram a instalação de uma bomba para que a operação pudesse ser iniciada no poço já perfurado.

A medida foi tomada depois de que moradores do bairro Vale dos Pinheiros, em Gramado, fizeram um protesto contra a estratégia da Corsan em levar água da cidade para abastecer a vizinha Nova Petrópolis. Na manhã de sábado (8), moradores do bairro, que fica próximo a RS-235, bloquearam a passagem de caminhões-pipa pela rodovia. De acordo com os manifestantes, a localidade estava sem água. A Brigada Militar também foi acionada para que a população não trancasse o fluxo de veículos.

Também no sábado, o gerente regional, Ermógenes Bodanese afirmou que não há desabastecimento de água em Gramado e que a cidade tem condições de fornecer água para ajudar Nova Petrópolis. "Há cerca de 30 dias também precisamos retirar água em cidades vizinhar para amenizar o problema de Gramado e Canela”, destacou. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.