Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Educação

Escola estadual é fechada em Sapucaia do Sul

Escola Padre Darcy Fernandes, localizada no bairro Capão da Cruz, contava com apenas 59 alunos de primeiro ao nono ano em turno único. Professores e alunos serão remanejados em outras instituições

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 10.02.2020 às 13:42 Última atualização: 10.02.2020 às 13:44

Prédio do Estado onde ficava a escola, na Rua Silveira Martins, no bairro Capão da Cruz será oferecido ao município Foto: Diego da Rosa/GES
A comunidade do bairro Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul, foi pega de surpresa no fim de semana com a notícia do fechamento da Escola Estadual Padre Darcy Fernandes durante uma reunião entre a equipe diretiva, pais e responsáveis pelos alunos e membros da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (27ª CRE) no final da tarde de sexta-feira (7). Durante a madrugada de sábado (8), o anúncio oficial foi feito pela diretora, Alice Flores Ilha Ferrari, na página da instituição no Facebook. "Infelizmente as notícias não são boas. Hoje nossa Escola Padre Darcy Fernandes encerra suas atividades educacionais", escreveu Alice.
Na postagem, ela elencou uma série de motivos que teriam colaborado com o fechamento da escola. Dentre eles, a obra de duplicação da RS-118 e a desocupação das famílias, que resultou na mudança de endereço e, consequentemente em dezenas de transferências de alunos. "Com a redução dos alunos as turmas tiveram que se tornar multisseriadas, o que gerou uma insatisfação dos pais e novas transferências. Também, com a crescente redução de alunos a escola passou a funcionar em turno único", destacou Alice na postagem.

Na tentativa de evitar o encerramento das atividades, que se desenhava ainda no ano passado, a direção diz que tentou algumas alternativas, mas sem sucesso. "Tentamos colocar o Ensino Médio e EJA, mas não foi possível porque a escola não tem acessibilidade e precisaria de um elevador. Enviamos ofício para o secretário municipal de Educação oferecendo cedência de salas de aula para a Educação Infantil a resposta que tivemos foi de que não tinha demanda de alunos para nossa localidade" escreveu.

Apesar do fim das atividades, funcionários ainda estarão na escola nos próximos dias realizando a transferências dos alunos para outras instituições de ensino da cidade. Ele seguirá até que todos os alunos tenham sido atendidos. Uma das 12 professoras que trabalhavam no local disse ter sido pega de surpresa. "Fomos todos avisados na sexta-feira mesmo. Esperávamos o fechamento da escola no ano passado e não agora, quando estava prestar a iniciar o ano letivo", diz ela.

Nenhum aluno sem escola

Coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Sônia Maria de Oliveira da Rosa, reforça que a baixa no número de alunos decretou o fechamento da escola. "Ela chegou a ter 300 alunos. Hoje tínhamos matriculados, por exemplo, um aluno para o quarto ano e dois para o primeiro", conta. "Antes de decidirmos pelo fechamento, ainda demos tempo para o período de matrículas, que se encerrou no dia 7. A diretora também trabalhou muito para que a comunidade trouxesse mais alunos, mas nada deu resultado. Os pais já imaginavam que a escola fosse fechar", diz.

Sônia reforça que nenhum aluno ficará sem escola ou professor sem trabalho. "Entramos em contato com o secretário municipal de educação. Os alunos da escola terão vagas garantidas em escolas do município que ficam distantes 600 e 650 metros da Darcy Fernandes ou a um quilômetro, se desejarem continuar no Estado. Os professores, que são contratados, também serão absorvidos pela rede estadual", conta. O prédio da escola, segundo ela, será oferecido ao município. "Se houver necessidade faremos a troca de natureza e realizaremos a cedência para que sirva de sede para uma secretaria ou posto de saúde", explica Sônia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.