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Notícias | Região Turismo

Cervejarias são a primeira atração oficial do Vale Germânico

Roteiro ainda não foi finalizado, mas já tem data para ser lançado. Será em março, em Porto Alegre

Por Débora Ertel
Publicado em: 13.02.2020 às 06:00 Última atualização: 13.02.2020 às 07:37

Cervejarias artesanais serão o ponto de partida das atrações do Vale Germânico Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um passaporte cervejeiro, que dá direito a brindes e descontos, e ainda oferta dicas de visitação e harmonização. Essa será uma das atrações dos Caminhos das Cervejarias Artesanais, primeira rota do Vale Germânico. A novidade foi anunciada quarta-feira (12) durante o evento de lançamento do Plano Regional de Turismo realizado Centro Hípico Metzler, em Campo Bom.

A ação foi promovida pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars). O documento é um instrumento que norteará as ações de consolidação da região como um polo de turismo no Rio Grande do Sul. A região do Vale Germânico foi homologada em agosto pelo Ministério do Turismo e lançada em novembro.

O roteiro que tem a cerveja como principal atração ainda está em construção e deve ser finalizado nos próximos dias. Apesar disso, já tem data de lançamento agendada para o Estado. Será na 35ª Feira de Negócios Turísticos da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart),que ocorre nos dias 27 e 28 de março em Porto Alegre.

Inclusive, o presidente da Ugard, Paulo Queiroz, estava presente em Campo Bom e assinou, junto com o presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, um termo garantindo a presença da região na feira. “Vocês terão entre 2 e 3 mil pessoas lá. São os futuros vendedores do Vale Germânico”, destacou Queiroz. Para viabilizar a participação do selo Germânico na vitrine do turismo gaúcho, a Amvars firmou uma parceria com o Sicredi. “O turismo é uma economia limpa. Essa é uma grande oportunidade de investimento para o setor privado”, declarou o gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand.

Além das cervejas, até o final deste ano ainda serão lançados mais três roteiros com temáticas distintas: Caminhos da Fé, Caminhos dos Sabores e Caminhos Rurais. Para viabilizar a rota que vai explorar a zona rural, a Amvars vai contar com o apoio da Emater. O presidente da entidade, Geraldo Sandri, também assinou um termo de cooperação com a Amvars, a fim de promover a capacitação dos produtores.

Apresentação dos potenciais turísticos

Apresentar e engajar empreendimentos locais no Vale Germânico é uma das ações previstas no plano regional de turismo. O objetivo é criar um calendário de apresentação da região turística em todos os municípios que o compõem, apresentando-o para Conselhos de Turismo e empreendimentos do setor.

Integram o vale Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Araricá e Santa Maria do Herval. Estância Velha, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Nova Hartz devem ser inseridos no próximo ano.

Está previsto também institucionalizar instrumentos de engajamento como chamamento público, proporcionando a participação do setor privado que integra o trade turístico.

Ainda foi elaborado um Guia de Serviços Turísticos do Vale Germânico. O material será apresentado ao longo do primeiro semestre deste ano: o trade turístico (hotéis, agência de viagens, entre outros) e conselhos municipais de turismo. Paralelo a isso, deve ser criado um programa para captar de apoiadores da iniciativa privada para o projeto.

Turismo como necessidade, não só aposta

A expectativa é que o setor de turismo possa representar entre 8% e 10% da economia da região, graças ao potencial existente. "Hoje é uma aposta, mas queremos que com o tempo seja uma necessidade", disse Orsi. Segundo o presidente da Amvars, independentemente do que ocorra no próximo ano, por conta do ano eleitoral, o Vale Germânico continua, pois é um projeto que foi abraçado pela sociedade. Para ele, um dos desafios é que a região deixe de ser apenas corredor para a região Serrana. "Precisamos acreditar na nossa coletividade, pois há muitas possibilidades aqui."

Caminhos da fé, dos sabores e das áreas rurais da região

Até abril

Caminhos da Fé: vai destacar as principais referências de arquitetura e de atividades diferenciadas relacionadas na área, como celebrações em latim ou alemão, templos, catedrais e santuários, entre outros. Fomentando passeios de contemplação ou experiências, assim como a sugestão de percursos de caminhadas.

Até maio

Caminhos dos Sabores: direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia da área e a criação de ações diferenciadas, como concurso gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de descontos. Essa rota também vai promover o calendário de festividades relacionadas à culinária.

Até agosto

Caminhos Rurais: voltado para as diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos, até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao campo.

Para 2021, estão previstos os lançamentos:

Caminhos das Artes

Caminhos da Tradição

Caminhos das Flores

Caminhos do Esporte

Caminhos da Moda

Caminhos do Conhecimento

15 cervejarias, por enquanto, demonstraram interesse de participar do roteiro

Foram realizadas duas reuniões com os empresários do setor das nove cidades. A ideia é que o passaporte seja uma espécie de mapa, informando o que é possível fazer em cada cervejaria. Além disso, terá dicas de qual prato combina com cada tipo de bebida.

Mas a principal novidade é que, depois do passaporte ser preenchido, o turista terá benefícios. Ainda não estão definidos quais serão as vantagens, mas a ideia é que sejam descontos, brindes, entre outros. A meta é que o passaporte tenha validade de um ano.

O que precisa evoluir

O Plano Regional identificou seis segmentos âncora de atuação para o turismo na região: de negócio, histórico-cultural, religioso, em áreas rurais, esportivo e de saúde e bem-estar. O estudo também identificou quais são os pontos fortes e os pontos a melhorar, levando em conta 13 índices de avaliação do comportamento do turista, sendo a infraestrutura uma das características positivas. Segundo o vice-coordenador do Vale Germânico, Deivid Schu, os pontos fracos apontados foram monitoramento, marketing e cooperação regional.

De acordo com ele, os eventos que já ocorrem na região recebem 1,5 milhão de turistas, mas ainda há dificuldades de saber o perfil deste público, o que consomem, hábitos de compra e quais locais visitam. “Se traçarmos um perfil de demanda podemos pensar em metas de recompra, isso são 300 mil turistas a mais”, estima.

Outras ações a caminho

Uma das metas que equipe de trabalho estipulou é que todas as prefeituras que integram o Vale Germânico tenham um plano municipal de turismo. Em breve também deve ser contratada uma empresa que vai cuidar do posicionamento regional da marca. A partir disso, tanto as redes sociais como os sites das prefeituras terão informações consistentes sobre as atrações da nova região turística.

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