Um passaporte cervejeiro, que dá direito a brindes e descontos, e ainda oferta dicas de visitação e harmonização. Essa será uma das atrações dos Caminhos das Cervejarias Artesanais, primeira rota do Vale Germânico. A novidade foi anunciada quarta-feira (12) durante o evento de lançamento do Plano Regional de Turismo realizado Centro Hípico Metzler, em Campo Bom.
O roteiro que tem a cerveja como principal atração ainda está em construção e deve ser finalizado nos próximos dias. Apesar disso, já tem data de lançamento agendada para o Estado. Será na 35ª Feira de Negócios Turísticos da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart),que ocorre nos dias 27 e 28 de março em Porto Alegre.
Inclusive, o presidente da Ugard, Paulo Queiroz, estava presente em Campo Bom e assinou, junto com o presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, um termo garantindo a presença da região na feira. “Vocês terão entre 2 e 3 mil pessoas lá. São os futuros vendedores do Vale Germânico”, destacou Queiroz. Para viabilizar a participação do selo Germânico na vitrine do turismo gaúcho, a Amvars firmou uma parceria com o Sicredi. “O turismo é uma economia limpa. Essa é uma grande oportunidade de investimento para o setor privado”, declarou o gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand.
Além das cervejas, até o final deste ano ainda serão lançados mais três roteiros com temáticas distintas: Caminhos da Fé, Caminhos dos Sabores e Caminhos Rurais. Para viabilizar a rota que vai explorar a zona rural, a Amvars vai contar com o apoio da Emater. O presidente da entidade, Geraldo Sandri, também assinou um termo de cooperação com a Amvars, a fim de promover a capacitação dos produtores.
Apresentar e engajar empreendimentos locais no Vale Germânico é uma das ações previstas no plano regional de turismo. O objetivo é criar um calendário de apresentação da região turística em todos os municípios que o compõem, apresentando-o para Conselhos de Turismo e empreendimentos do setor.
Integram o vale Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Araricá e Santa Maria do Herval. Estância Velha, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Nova Hartz devem ser inseridos no próximo ano.
Está previsto também institucionalizar instrumentos de engajamento como chamamento público, proporcionando a participação do setor privado que integra o trade turístico.
Ainda foi elaborado um Guia de Serviços Turísticos do Vale Germânico. O material será apresentado ao longo do primeiro semestre deste ano: o trade turístico (hotéis, agência de viagens, entre outros) e conselhos municipais de turismo. Paralelo a isso, deve ser criado um programa para captar de apoiadores da iniciativa privada para o projeto.
A expectativa é que o setor de turismo possa representar entre 8% e 10% da economia da região, graças ao potencial existente. "Hoje é uma aposta, mas queremos que com o tempo seja uma necessidade", disse Orsi. Segundo o presidente da Amvars, independentemente do que ocorra no próximo ano, por conta do ano eleitoral, o Vale Germânico continua, pois é um projeto que foi abraçado pela sociedade. Para ele, um dos desafios é que a região deixe de ser apenas corredor para a região Serrana. "Precisamos acreditar na nossa coletividade, pois há muitas possibilidades aqui."
Até abril
Caminhos da Fé: vai destacar as principais referências de arquitetura e de atividades diferenciadas relacionadas na área, como celebrações em latim ou alemão, templos, catedrais e santuários, entre outros. Fomentando passeios de contemplação ou experiências, assim como a sugestão de percursos de caminhadas.
Até maio
Caminhos dos Sabores: direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia da área e a criação de ações diferenciadas, como concurso gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de descontos. Essa rota também vai promover o calendário de festividades relacionadas à culinária.
Até agosto
Caminhos Rurais: voltado para as diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos, até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao campo.
Para 2021, estão previstos os lançamentos:
Caminhos das Artes
Caminhos da Tradição
Caminhos das Flores
Caminhos do Esporte
Caminhos da Moda
Caminhos do Conhecimento
Foram realizadas duas reuniões com os empresários do setor das nove cidades. A ideia é que o passaporte seja uma espécie de mapa, informando o que é possível fazer em cada cervejaria. Além disso, terá dicas de qual prato combina com cada tipo de bebida.
Mas a principal novidade é que, depois do passaporte ser preenchido, o turista terá benefícios. Ainda não estão definidos quais serão as vantagens, mas a ideia é que sejam descontos, brindes, entre outros. A meta é que o passaporte tenha validade de um ano.
O Plano Regional identificou seis segmentos âncora de atuação para o turismo na região: de negócio, histórico-cultural, religioso, em áreas rurais, esportivo e de saúde e bem-estar. O estudo também identificou quais são os pontos fortes e os pontos a melhorar, levando em conta 13 índices de avaliação do comportamento do turista, sendo a infraestrutura uma das características positivas. Segundo o vice-coordenador do Vale Germânico, Deivid Schu, os pontos fracos apontados foram monitoramento, marketing e cooperação regional.
De acordo com ele, os eventos que já ocorrem na região recebem 1,5 milhão de turistas, mas ainda há dificuldades de saber o perfil deste público, o que consomem, hábitos de compra e quais locais visitam. “Se traçarmos um perfil de demanda podemos pensar em metas de recompra, isso são 300 mil turistas a mais”, estima.
Uma das metas que equipe de trabalho estipulou é que todas as prefeituras que integram o Vale Germânico tenham um plano municipal de turismo. Em breve também deve ser contratada uma empresa que vai cuidar do posicionamento regional da marca. A partir disso, tanto as redes sociais como os sites das prefeituras terão informações consistentes sobre as atrações da nova região turística.