Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Clima e tempo

Calor intenso faz com que a região tenha sensação térmica de 46ºC

Grande Porto Alegre e a Capital já tiveram chuva nesta tarde e há risco de temporal isolado devido ao calor excessivo

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 17.02.2020 às 15:08 Última atualização: 17.02.2020 às 17:50

Altas temperaturas e sensação térmica de 46ºC
E o calor intenso não tem dado trégua no Vale do Sinos, nesta segunda-feira (17). Especialmente em São Leopoldo, que segundo a Metsul Meteorologia, registrou às 14 horas, temperatura à sombra de 39,2°C e índice de calor, conhecido como sensação térmica de 46°C.

De acordo com a meteorologista da Metsul, Estael Sias, a sensação de calor intenso se deve a elevação da umidade do ar. “Temos uma massa de ar quente sobre o Estado, o vento é norte transporta o ar quente de regiões tropicais, o que é normal nessa época do ano, assim como a temperatura alta. O que está diferente é a umidade, afinal tivemos muita chuva e temporais no norte da Argentina ontem e essa chuva está avançando em direção ao Rio Grande do Sul, mas antes da chuva acontecer, a umidade aumentou muito, com seu índice chegando a mais ou menos 60%. Então a umidade relativa do ar com temperatura alta gera sensação térmica elevada. Ou seja, sentimos o calor ainda mais forte do que está”, conta Estael.

A meteorologista também explica que a sensação de ar pesado, de sufocamento e mormaço antes de temporais é comum no verão, mas que é claro que chama a atenção pois não ocorre toda hora. “Dias muito úmidos e com temperaturas altas que geralmente terminam com temporal, a sensação térmica passa dos 40 graus. Por causa do efeito da umidade, que nos dá a sensação de estarmos usando várias camadas de roupa. A umidade dificulta nosso suor, que é o mecanismo que o corpo tem de se resfriar e assim diminuir a sensação de calor. Então se tá muito úmido e muito pesado o ar, não conseguimos buscar conforto térmico e por isso, sentimos mais calor do que o registrado nas medições”, detalha Sias.

A Metsul informa que áreas de instabilidade se aproximam da Grande Porto Alegre e ainda se intensificam à medida que a atmosfera está superaquecida na região. Grande Porto Alegre e a Capital já tiveram chuva nesta tarde e há risco de temporal isolado devido ao calor excessivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.